-
Carlos Eduardo Fonseca, Gabriela Tostes, Matheus Henrique e Vinicius Ribeiro, de Lima (PER)
1 de dez, 2025, 06:00
Há pouco mais de cinco anos no comando do Palmeiras, Abel Ferreira está prestes a atingir uma marca que certamente não gostaria: a de passar uma temporada inteira sem conquistar um título.
O português assumiu o Verdão em novembro de 2020 e, de lá para cá, jamais teve um ano em branco. Agora em 2025, a última esperança é o Brasileirão, cuja conquista, no momento, parece improvável.
A equipe paulista aparece cinco pontos atrás do próprio Flamengo e com duas rodadas a disputar. Para manter a chance de título, o Palmeiras precisa vencer o Atlético-MG na próxima quarta-feira (3), em Belo Horizonte, e torcer por uma derrota rubro-negra para o Ceará, no mesmo dia, no Maracanã.
Se não conseguir, o Verdão pode fechar 2025 com três vice-campeonatos, pois já perdeu as finais do Campeonato Paulista (para o Corinthians) e da CONMEBOL Libertadores (para o Flamengo). Na Copa do Brasil, a eliminação foi mais precoce, nas oitavas de final, também para o Timão.
Abel Ferreira por temporada
Os primeiros títulos de Abel no Palmeiras aconteceram em 2021, quando o técnico venceu a Libertadores duas vezes (primeiro contra o Santos, depois contra o Flamengo), além da Copa do Brasil (decisão contra o Grêmio).
Em 2022, o técnico levantou três canecos: a CONMEBOL Recopa sobre o Athletico-PR, o Paulistão contra o rival São Paulo e o Brasileirão. Repetiu o desempenho na temporada seguinte, com Paulista, Brasileirão e a inédita Supercopa do Brasil.
O último caneco de Abel pelo Alviverde aconteceu em 2024, ao ganhar o tricampeonato estadual em final contra o Santos. Desde então, porém, o Palmeiras não conseguiu novos títulos, algo que o técnico chegou a declarar que poderia até tirá-lo do Brasil se acontecesse.
“Eu sempre digo: o dia que eu não sentir esse desejo de ganhar dos meus jogadores, eu não estou aqui a 10 horas do meu país e dos meus pais fazendo nada. Também disse que no ano em que o Palmeiras não ganhasse um título, eu não preciso continuar aqui”, declarou em agosto de 2024.
Apesar disso, a tendência é que o Palmeiras feche a permanência de Abel Ferreira até o fim do mandato de Leila Pereira, em dezembro de 2027. A ESPN apurou que as negociações entre as partes estão sacramentadas, e restam apenas o anúncio oficial.


