A classificação contra o River Plate, nesta quarta-feira (24), recolocou o Palmeiras em uma semifinal de CONMEBOL Libertadores, algo corriqueiro nos últimos anos, e também ofereceu uma marca de respeito a Abel Ferreira.
No comando alviverde desde novembro de 2020, o português chegou à quinta semifinal de Libertadores na carreira. Além dos títulos em 2020 e 2021, Abel foi longe nas edições de 2022, 2023 e agora 2025 do torneio.
O retrospecto chama atenção, ainda mais se comparado a alguns clubes do futebol nacional. Dos chamados grandes do Brasil, cinco não chegaram a tantas semifinais de Libertadores quanto o técnico desde que começou a trabalhar no Palmeiras.
Atlético-MG, com três, é quem mais se aproxima. Logo abaixo aparecem Corinthians e Fluminense, com duas, e depois Botafogo e Vasco, com somente uma semifinal em toda a história.
Veja o ranking de semifinais de clubes do Brasil:
-
Palmeiras – 12
-
Grêmio e São Paulo – 10
-
Santos – 9
-
Cruzeiro, Flamengo e Internacional – 6
-
Abel Ferreira – 5
-
Atlético-MG – 3
-
Corinthians e Fluminense – 2
-
Botafogo e Vasco – 1
4:10
Abel faz longo desabafo e revela mágoa: ‘Não esqueço do que fizeram, do que me chamaram’
O treinador do Palmeiras falou após a vitória por 3 a 1 contra o River Plate
Vale lembrar que dois clubes podem mudar seus números nesta quinta-feira (25). São Paulo e Flamengo fecham as quartas de final e podem subir no ranking caso consigam as classificações, embora os cenários sejam diferentes.
Para chegar à 11ª semifinal de sua história, o São Paulo precisa reverter a vantagem da LDU, que venceu a primeira partida em Quito por 2 a 0. O Tricolor terá que vencer pelo mesmo placar, para decidir nos pênaltis, ou fazer três ou mais gols caso queira resolver a vida no tempo normal.
Bem mais longe, na Argentina, o Flamengo joga por um simples empate para jogar a sétima semifinal de Libertadores. O time de Filipe Luís venceu o Estudiantes por 2 a 1, no Maracanã, e defende a vantagem em La Plata.