Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Abel não joga a toalha no Brasileirão e usa postura para ‘reacender chama’ no Palmeiras em reta final de temporada

Após o empate por 0 a 0 com o Fluminense, no último sábado (22), Abel Ferreira voltou a adotar um discurso duro sobre as chances do Palmeiras no Brasileirão. Em campo, o resultado deixou o time quatro pontos atrás do Flamengo, atual líder. Na entrevista coletiva, o treinador português foi direto:

“Até hoje lutamos pelo título e perdemos, não fui eu que perdi, perdemos como equipe. Acho muito difícil ter energia, até porque depois da Libertadores temos outro jogo em dois dias. Acho que devemos canalizar nossa energia para o próximo sábado. Temos um jogo no meio de semana, vamos prepará-lo da forma que acharmos melhor, mas acho que o campeonato está entregue”, afirmou.

A declaração soou como rendição — mas, segundo apurações de André Hernan e Bruno Andrade, ditas durante o Fala a Fonte desta segunda-feira (24), a mensagem externa de Abel esconde uma postura bem diferente dentro do clube.

Na “porta para dentro”, o seu discurso para os jogadores é direto: “Vão deixar isso acontecer?”

De acordo com André Hernan, o Palmeiras não jogou a toalha, trazendo um bastidor que o português não gosta de perder nem mesmo quando joga carteado com suas filhas.

A avaliação interna é que a equipe “deu mole” nos últimos quatro jogos, apresentando queda técnica, física e mental. A comissão técnica assume parte da responsabilidade, mas aponta um conjunto de fatores que pesou no rendimento: sequência intensa de jogos, calendário apertado pós-Libertadores, última Data-Fifa com muitos convocados, além de casos de lesão no elenco e a queda de desempenho de peças importantes do elenco, como Flaco López, Facundo Torres, Sosa e Felipe Anderson.

Com tudo isso, a ideia do português é usar o choque externo para movimentar o ambiente e reacender a chama da disputa. As informações de Bruno Andrade reforçam essa leitura. Para ele, o discurso de Abel é estratégico. Uma fonte muito próxima ao treinador sintetizou: “Ele não vai desistir de nada.”

Mesmo admitindo que o título se tornou improvável, o técnico mantém o grupo em alerta e segue trabalhando para aproveitar qualquer vacilo do Flamengo.

Conforme noticiou a ESPN nesta segunda, esta não é a primeira vez que Abel Ferreira dá a entender publicamente que um título está perdido, mas motiva internamente seus atletas para não desistir. A estratégia foi utilizada em 2023, durante a campanha do Campeonato Brasileiro, conforme revelou a ESPN.

Naquele ano, o Botafogo fez um primeiro turno histórico e chegou a ter nada menos do que 13 pontos de diferença para o Palmeiras em determinado momento da competição. Porém, o Alvinegro perdeu fôlego, sofreu uma dura queda de rendimento e viu o Verdão conseguir uma grande arrancada, ficando com o título.

Na época, durante o início do segundo turno do Brasileirão, o português sabia que os alvinegros ainda não tinham tido nenhum período de instabilidade na competição, algo normal durante a campanha, e esse poderia ser um fator chave na briga pelo título.

“Muita água ainda vai passar por baixo desta ponte”, foi a frase que o técnico disse a seus jogadores no dia a dia, com a convicção que havia tempo para que o Palmeiras se recuperasse e brigasse pelo título.

Isso, claro, do vestiário para dentro. Nas entrevistas à imprensa, Abel repetia quase que semanalmente o discurso de que o título dificilmente escaparia das mãos do Botafogo, rasgando elogios à campanha do Glorioso – mas, ele sabia, colocando o peso nas costas do rival.

A estratégia funcionou, e o Palmeiras ficou com o título ao atingir 70 pontos em 38 partidas, com 20 vitórias, dez empates e oito derrotas. Por outro lado, o Botafogo, que derreteu ao longo da campanha, terminou em 5°, com 64 pontos, com 18 vitórias, dez empates e dez derrotas.

play

1:34

Abel Ferreira ‘joga a toalha’ sobre título brasileiro após empate contra o Fluminense

O Palmeiras conquistou apenas três pontos nas últimas quatro partidas

Próximos jogos do Palmeiras:

Compartilhe:

Veja também: