Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Abertura do 70º Jogos da Primavera homenageia legado ao esporte

Durante a abertura, apresentações de dança, música, bandas marciais e bateria de atlética vão movimentar o público

A celebração vai homenagear as 70 edições dos jogos

A celebração vai homenagear as 70 edições dos jogos –

A Arena Multiuso será o palco da abertura da 70ª edição dos Jogos Estudantis da Primavera (JEPs) nesta sexta-feira (26), às 19h. Em uma edição histórica organizada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a celebração vai homenagear as 70 edições dos jogos como parte importante do desenvolvimento do esporte, da sociedade e da economia em Ponta Grossa e região. Durante a abertura, apresentações de dança, música, bandas marciais e bateria de atlética vão movimentar o público. 

Além das apresentações, a abertura vai homenagear grupos que fizeram parte da história dos JEPs: atletas históricos, gestores políticos, treinadores e gestores da Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR) – órgão responsável pela organização dos Jogos dentro da UEPG. Nessa edição, os JEPs vão reunir 4.041 atletas, que compõem 121 delegações, entre instituições de ensino e atléticas. Ao todo, 20 municípios serão representados, com disputas em 19 modalidades. Além disso, os jogos movimentam 288 membros de comissão técnica e 30 dirigentes. Serão 3.450 medalhas em disputa durante toda a competição. 

Os JEPs são os jogos mais antigos do Paraná realizados ininterruptamente e um dos mais antigos do Brasil. “A abertura vai ser o grande momento. Queremos homenagear o pessoal que fez parte da história dos Jogos até chegarmos nesta edição histórica. Então, são atletas, treinadores, políticos e gestores que construíram e simbolizam a história dos Jogos”, explica a administradora da Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR), Natasha Lise. 

Para o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, a edição 70 dos Jogos é um momento de comemoração. “Esta é uma edição histórica dos Jogos Estudantis da Primavera, que chega ao seu ano 70 com a mesma jovialidade da primeira edição, mas com um olhar para toda essa trajetória, homenageando grandes figuras que participaram dele. A longevidade dos Jogos é mais uma prova da responsabilidade da UEPG com os grandes projetos que ela sedia. Para nós, é uma honra participar desta edição”, defende o reitor.

A Banda Marcial do Colégio Santana, a Bateria da Atlética Los Bravos, o Projeto Dança Castro, o Grupo de Dança de Educação Física e a Liga de Cheerleading farão apresentações na abertura. O Operário Ferroviário forneceu brindes para serem sorteados. Também haverá o momento do desfile e acendimento da tocha e da pira para simbolizar o espírito esportivo. Em 2025, os JEPS acontecem de 26 de setembro a 5 de outubro, com disputas em três diferentes grupos distribuídos por faixa de idade.

70 EDIÇÕES DOS JOGOS – Em setembro de 1956, a primeira edição dos Jogos Estudantis da Primavera (JEPs) era realizada pelo Diretório Acadêmico Joaquim de Paula Xavier (DAJPX) da, à época, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ponta Grossa. A principal característica dos Jogos Estudantis da Primavera em seu surgimento era ser realizado entre estudantes de diferentes níveis de ensino – não dividir em categorias de idade, permitia a disputa, por exemplo, de um time de Ensino Superior contra outro de Ensino Médio. Até 1973, o evento foi organizado por um Diretório Estudantil. A partir de 1974, a organização dos Jogos começa a ser feita pela UEPG em conjunto com o Diretório Central de Estudantes (DCE).

Com informações da assessoria de imprensa.


Compartilhe:

Veja também: