Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Abertura do Plantio da Soja: setor de biocombustíveis será debatido daqui a pouco

Daqui a pouco tem início a Abertura Nacional do Plantio da Soja 2025/26, em Sidrolândia (MS). O evento marca oficialmente o início da nova temporada da soja e reunirá produtores, lideranças e especialistas do segmento. Entre os temas que ganham espaço no encontro está o papel da soja no desenvolvimento do setor de biocombustíveis. O Donizete Tokarski, diretor-superintendente da Ubrabio, falou sobre o assunto em entrevista ao Rural Notícias.

  • Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱

Segundo Tokarski, a produção nacional de soja, aliada às tecnologias que aumentam a sustentabilidade no campo, abre cada vez mais oportunidades ao produtor rural. Entre elas, está o uso crescente da commodity na produção de biodiesel. Mais uma oportunidade na comercialização “Quanto mais se esmaga e se processa soja no Brasil, maior é a possibilidade de o agricultor ter outros caminhos para a comercialização do produto”, destacou.

Outro ponto central da palestra será a regulamentação do setor. A Lei Combustível do Futuro prevê que a mistura obrigatória de biodiesel ao diesel chegue a 20% em 2030, podendo alcançar até 25% com autorização do Conselho Nacional de Política Energética. Tokarski ressaltou que as indústrias já estão preparadas para esse aumento, mas cobrou segurança jurídica e previsibilidade para garantir investimentos de longo prazo em energias renováveis, trazendo benefícios como segurança energética, alimentar e climática.

Por fim, Tokarski destacou que a legislação brasileira pode servir de modelo para outros países. Segundo ele, diversas nações da América Latina já demonstram interesse em seguir o exemplo. “A Lei Combustível do Futuro é um marco que será lembrado daqui a 50 anos, pelo impacto positivo que representa. É uma prova de que é possível avançar na produção de combustíveis limpos, reduzindo a dependência dos fósseis e os impactos à saúde pública”, afirmou o superintendente da Ubrabio.

Compartilhe:

Veja também: