Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Abraçando Arapoti leva teatro e oficinas para escolas públicas

Além dos espetáculos, o projeto oferece uma oficina de formação e palestras-debates –

A alegria e o sorriso do teatro estão chegando à cidade de Arapoti no mês de dezembro.  O projeto “Abraçando Arapoti”, levará arte e cultura às escolas municipais e estaduais, além de incentivar a formação de novas plateias. De 01 a 05 de dezembro, serão oito apresentações de peças teatrais, palestras e oficinas gratuitas que abordam temas diversos. A programação ocorrerá em escolas da cidade, como o Colégio Estadual Rui Barbosa, a Escola Municipal Telêmaco Carneiro, a Escola Municipal Clotário Portugal e a Escola Municipal Dona Zizi.  

Com produção da Cocotte Minute, o projeto conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Arapoti e com o apoio da COPEL. Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná.  

Os alunos terão a oportunidade de assistir as montagens como: “O Terreno Baldio”, que traz como tema a disputa por território; a ancestralidade em “Kabum!”, e quadros cômicos de palhaçaria em “Siricotiando”. Além disso, terá uma oficina de formação para professores e alunos de Formação de Docentes, chamada “A Ludicidade no Teatro para Crianças – Arte de Brincar”, ministrada por Ana Sercunvius, e palestras-debates após cada espetáculo com Renato Aguiar.   

Seguindo os princípios de gratuidade e formação de plateias, o projeto busca tornar a arte acessível, transformando o próprio ambiente escolar em um palco para a cultura. A ideia é estimular o interesse pelas artes cênicas e construir um público novo e crítico.  

A atriz, produtora e arte-educadora Juliana Cordeiro, proponente do projeto, destaca a importância da iniciativa: “Acreditamos que o teatro não é apenas entretenimento, mas uma ferramenta fundamental na educação. Levar as apresentações para as escolas é permitir que a arte chegue a cada estudante, que a criança e o adolescente sejam tocados pela emoção de uma peça. É uma maneira de provocar o pensamento crítico e a reflexão sobre o mundo.”  

Além dos espetáculos, o projeto oferece uma oficina de formação e palestras-debates.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:  

ESPETÁCULO “O TERRENO BALDIO” – GRUPO OLHO RASTEIRO  

A Sociedade do Betume se reúne em um terreno baldio todas as tardes, depois da escola. Nem suas próprias casas são mais importantes do que aquele espaço. Do outro lado da cidade, outro grupo – a Gangue do Ovo Podre – insatisfeito com o local onde brinca, resolve tomar posse do terreno baldio, criando uma grande batalha. A história, aparentemente infantil, vai muito além de uma disputa por território e vantagens. Fala de ideologia e do drama da vida real.  

Quando: 01/12/2025 (segunda-feira)  

Local: Colégio Estadual Rui Barbosa 

Horário: 10h30 e 13h30 (última com LIBRAS)  

Apresentação agendada com alunos da instituição  

ESPETÁCULO “SIRICOTIANDO” – GRUPO EXPEDIÇÃO SORRISO  

Siricotiando é um espetáculo composto por quadros cômicos criados pelo próprio ator/palhaço que utiliza uma linguagem simples e lúdica. Agrada todas as idades e tem sido muito aplaudido pelos lugares onde passa, um espetáculo sensível, divertido e muito comovente.  

Quando: 03/12/2025 (quarta-feira)  

Local: Escola Municipal Telêmaco Carneiro  

Horário: 10h30 e 13h30 (última com LIBRAS)  

Apresentação agendada com alunos da instituição  

Quando: 04/12/2025 (quinta-feira)  

Local: Escola Municipal Clotário Portugal  

Horário: 13h30 (última com LIBRAS)  

Apresentação agendada com alunos da instituição  

ESPETÁCULO “KABUM!” – SER ARTEIRO  

Tata e Tutu são duas amigas que se juntam para relembrar as histórias que seus avós contavam. As lembranças despertam sentimentos fraternos, conhecimento da própria história e ancestralidade. Em uma tarde divertida, as personagens são surpreendidas por uma brisa nostálgica que as levam para um universo paralelo. Nessa viagem no tempo, Tata se lembra de uma de suas histórias preferidas: Kabum! Uma perereca grudou no meu bumbum.  

Quando: 04/12/2025 (quinta-feira)  

Local: Escola Municipal Clotário Portugal  

Horário: 10h30  

Apresentação agendada com alunos da instituição  

Quando: 05/12/2025 (sexta-feira)  

Local: Escola Municipal Dona Zizi  

Horário: 10h30 e 13h30 (última com libras)  

Apresentação agendada com alunos da instituição  

OFICINA “A LUDICIDADE NO TEATRO PARA CRIANÇAS – ARTE DE BRINCAR” – com  Ana Sercunvius  

Esta atividade é voltada para alunos da Formação de Docentes e professores com objetivo de desenvolver a sensibilidade dos participantes/professores, aflorando o espírito coletivo e lúdico da brincadeira usado como ferramenta para a construção da arte.  

Quando: 02/12/2025 (terça-feira)  

Local: Colégio Estadual Rui Barbosa   

Horário: das 8 às 11h  

Oficina agendada com alunos da instituição  

O UNIVERSO TEATRAL – PALESTRA/DEBATE – com Renato Nadalini Aguiar – todos os dias após as apresentações  

O objetivo desta “palestra/bate-papo” é proporcionar ao público de educadores e alunos uma possibilidade de reflexão conjunta diante da obra assistida e por consequência observar a importância da obra artística na construção de conhecimentos. Os debates serão realizados após cada apresentação teatral, procurando mediar, nesta discussão, não só a compreensão da trama, mas provocando-o a interpretar os diversos significados contidos nas concepções dramatúrgicas, intenções gestuais, opções cenográficas, recursos de iluminação, escolha e composição de cores e formas.   

SERVIÇO:  

ABRAÇANDO ARAPOTI  

QUANDO: de 01 a 05 de dezembro de 2025  

LOCAIS: Colégio Estadual Rui Barbosa, a Escola Municipal Telêmaco Carneiro, a Escola Municipal Clotário Portugal e a Escola Municipal Dona Zizi. HORÁRIOS: Oficina: das 8h às 11h | Apresentações: 10h30, 13h30 Programação gratuita  

Com informações de assessoria de imprensa 


Compartilhe:

Veja também: