As madeiras eram utilizadas para a realização de peças artesanias, de acordo com a Polícia Ambiental
Publicado: 31/07/2025, 11:34

Operação foi realizada após uma denúncia de possível crime ambiental –
Na última terça-feira (29),em ação conjunta com a 8ª Companhia Independe da Polícia Militar de Irati, uma equipe da Polícia Ambiental verificou uma denúncia de possível crime ambiental no Bairro Alto da Lagoa, no município de Irati, nos Campos Gerais. A solicitação foi motivada por barulhos de motosserra provenientes de um barracão localizado na região.
Durante a abordagem, foi identificado um homem operando uma motosserra sem a devida licença. Ainda, de acordo com a polícia, o homem produzia peças artesanais utilizando madeira nativa de cedro (Cedrela fissilis), espécie cuja exploração requer autorização ambiental específica.

A madeira utilizada era de Cedrela Fissilis, maderia nativa do cedro | Foto: Divulgação/PM Ambiental.
A motosserra utilizada e o responsável foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Irati, onde foi possível a realizar a do ‘Termo Circunstanciado’. Foram registradas duas Infrações Ambientais com valores de R$ 1.000,00 e R$ 1.500,00. Também foram apreendidos 4,98 metros cúbicos de madeira de cedro, entre toretes, pranchas, pilões semiacabados e gamelas.
A ação reforça o compromisso das forças de segurança e ambientais com o combate a crimes ambientais e a preservação das espécies nativas.
Com informações: Assessoria de Imprensa