Conselheiro, que é produtor cultural, também lembra a importância das APAE’s como indutoras da arte
Publicado: 25/08/2025, 23:00

Eduardo Godoy é conselheiro da área da Cultura –
O conselheiro da área da Cultura do Grupo aRede, Eduardo Godoy, acredita que a Ação Direita de Inconstitucionalidade (ADI) nº 7796/2025, que coloca em risco as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE’s) do Paraná, é “totalmente descabida’ – entenda o processo clicando aqui. Além dos trabalhos realizados, ele lembra, também, a importância das APAE’s como indutoras da arte enquanto ferramenta pedagógica.
Confira abaixo a opinião na íntegra de Eduardo, que é produtor cultural, jornalista, diretor-geral da Estratégia Projetos Criativos e diretor-executivo do Museu Cenas de Ponta Grossa – Eduardo também responde pela direção e produção do Festival Nacional de Teatro (Fenata) e Festival Universitário da Canção (FUC):
“A ‘ADI 7796’, que, na prática, questiona a legitimidade do funcionamento e investimento público nas escolas das APAE’s e suas associações coirmãs, é descabida. Quem conhece minimamente o trabalho das APAE’s e outras associações que oferecem educação especializada sabe da responsabilidade dos profissionais e da qualidade do ensino adaptado às diferentes potencialidades dos alunos.
A preocupação dos familiares com a obrigatoriedade de matrícula dos alunos com deficiência em escolas regulares é legítima, visto os casos de bullying e dificuldade de acompanhamento dos estudantes. A escolha de onde matricular os alunos (na escola regular ou nas escolas especializadas) é direito das famílias!
Valorizar as potencialidades e respeitar as limitações individuais é extremamente necessário para uma verdadeira inclusão.
VÍDEO
Assista ao vídeo do conselheiro da Cultura | Autor: Colaboração.
Precisamos lembrar também que as APAE’s são grandes indutoras da arte enquanto ferramenta pedagógica e de desenvolvimento pessoal. É só lembrarmos do maravilhoso e tradicional Festival Nossa Arte, que apresenta os talentos dos alunos para todo o Paraná e o Brasil, e aqui em Ponta Grossa do sucesso que é a Affinitas Banda Show, entre outros tantos projetos que unem arte e educação.
A sociedade paranaense está mobilizada e acreditamos na sensibilidade do STF para analisar essa ADI, que é totalmente descabida“.
CONSELHO DA COMUNIDADE – Composto por lideranças representativas da sociedade, não ocupantes de cargo eletivo, totalizando 14 membros, a iniciativa tem o objetivo de debater, discutir e opinar sobre pautas e temas de relevância local e regional, que impactam na vida dos cidadãos, levantados semanalmente pelo Portal aRede e pelo Jornal da Manhã, com a divulgação em formato de vídeo e/ou artigo.