fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Acesso à internet cresce e chega em mais de 4 milhões de domicílios no Paraná, segundo IBGE – CBN Curitiba – A Rádio Que Toca Notícia

Mais de 4 milhões de domicílios no Paraná contam com acesso à internet, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (26) pelo IBGE, por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua referente ao ano de 2023.

Os números mostram que houve crescimento, já que em 2022 eram cerca de 3,8 milhões de domicílios com internet no estado. Para nível de compreensão, segundo o Censo de 2022 do IBGE, o Paraná conta com pouco mais de 5 milhões de domicílios no total.

Em nível nacional, segundo o IBGE, a expansão na conectividade aconteceu em todas as faixas etárias. Chamou a atenção o acesso à internet pelo público idoso. Cerca de 66% das pessoas com mais de 60 anos usava a internet em 2023, em 2019 era 44,8%.

De acordo com o IBGE, a expansão de usuários entre a população idosa pode ser ocasionada pela presença cada vez maior na internet em tarefas do dia a dia. Neste ponto, o diretor de Tecnologia da Informação do Grupo Integrado de Campo Mourão, Bruno Câmara, lembra do papel da internet na facilitação da comunicação. Além disso, ele lembra que a pandemia acelerou a presença de diversos serviços para o ambiente online.


A pesquisa também apontou o celular como principal equipamento de acessar a internet no país (98,8%). Em segundo lugar, com 49,8%, a Televisão foi apontada como outro meio de conexão com a internet, ficando à frente dos microcomputadores (34,2%).

Para o professor em Negócios Digitais do UniCuritiba, Sérgio Czajkowski Jr, chama atenção o uso das TVs. Além de poder haver uma preferência do brasileiro pela Televisão, ele também relaciona os dados com o aumento nos preços de computadores também.

Além disso, a pesquisa também avaliou os tipos de conexões mais populares nas diferentes regiões do País. Na Região Sul, 89,1% dos domicílios contam com Banda Larga Móvel; 86,6% com Banda Larga Fixa e 75,9% ambas Banda Larga Fixa e móvel.

Compartilhe:

Veja também: