A espetacular vitória do Fluminense sobre a Inter de Milão na última segunda-feira (30), que classificou o tricolor para as quartas de final do Mundial de Clubes, segue repercutindo na mídia estrangeira. Agora, foi a vez do ‘inacabável’ goleiro Fábio ser exaltado e até estender um recorde global.
De acordo com o jornal L’Equipe, da França, o veterano de 44 anos aumentou a marca de mais jogos sem sofrer gols na carreira, superando lendas como Buffon, Casillas e Neuer – o único da lista ainda em atividade. E não é à toa, no jogo contra os italianos, salvou sua equipe em muitas oportunidades.
“Os recordes não param de chegar para Fábio. Com sua impressionante longevidade, o goleiro do Fluminense acumula inúmeras conquistas”, escreveu a publicação, um dia depois do confronto pelas oitavas de final, opinando que parecia ser ‘impossível’ esse número ser batido.
“Um recorde que se acreditava ser detido para sempre por Gianluigi Buffon, Iker Casillas e Manuel Neuer: o recorde de maior número de jogos sem sofrer gols na carreira”, continuou o L’Equipe, cravando a marca que havia sido alcançada no empate em 0 a 0 com o Mamelodi Sundowns e, depois, aumentada contra a Inter de MIlão. “O brasileiro registrou seu 507º jogo sem sofrer gols”.
E esse não é o único aspecto em que Fábio caminha para fazer história. Com 1378 jogos disputados em toda sua carreira, ele está a nove de igualar o inglês Peter Shilton como o atleta mais longevo de todos os tempos. Considerando que seu contrato vai até dezembro de 2026, é quase certo que ele consiga o feito.
Das partidas restantes, três podem ser disputadas pelo goleiro e o Fluminense ainda nesse Mundial de Clubes. Ele estará em campo no duelo com o Al Hilal na próxima sexta-feira (4), pelas quartas de final da competição. Se o tricolor seguir avançando, jogaria ainda a semifinal e a decisão.
Onde assistir a Fluminense x Al Hilal no Mundial de Clubes?
Fluminense x Al Hilal, às 16h (de Brasília), tem transmissão ao vivo pela CazéTV, disponível sem custo adicional no Disney+