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ACM Neto ironiza Lula sobre Ponte de Itaparica

O ex-prefeito de Salvador ACM Neto voltou a criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a promessa da Ponte de Itaparica, estrutura que, segundo o governo federal, vai ligar a capital baiana à Ilha de Itaparica. Em vídeo publicado nas redes sociais, ACM Neto ironizou o anúncio feito pelo petista.

“O presidente disse que finalmente a ponte saiu, mas saiu onde, saiu para quem?”, questionou o político, ao lembrar que o projeto virou manchete de sucessivos governos do PT na Bahia, mas até hoje não saiu do papel.

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A declaração de Lula ocorreu na quarta-feira 2, durante entrevista concedida à TV Bahia, emissora afiliada da Globo. Na ocasião, o presidente assegurou que “a ponte será construída”, e reforçou o discurso de que agora a obra vai mesmo acontecer.

Para ACM Neto, as promessas já duram mais de uma década. Ele recordou que o PT baiano anunciou a construção da ponte em 2009 e que a inauguração ocorreria em 2013.

De acordo com o governo federal, o início efetivo das obras deve ocorrer dentro de 11 meses. O Palácio do Planalto garante que o projeto conta com isenção de tributos federais como PIS/Pasep e Cofins e que o investimento chegará a R$ 11 bilhões.

Lula declarou que a obra vai começar

“O estudo da fundação está 100% pronto e vai começar [a obra]”, disse Lula. “Um investimento de R$ 11 bilhões e vai ser uma revolução para o desenvolvimento da Bahia.”

A responsabilidade pela obra ficará com uma Parceria Público-Privada entre o governo estadual e o consórcio formado pelas empresas China Communications Construction Company (CCCC) e China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC). O cronograma estabelece seis anos para conclusão. O primeiro ano será usado para o projeto executivo. O restante do período atenderá à construção principal.

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Os primeiros estudos da ligação entre Salvador e Itaparica surgiram nos anos 70, mas não avançaram. O governo da Bahia retomou a proposta em 2010. Em dezembro de 2019, o consórcio chinês venceu o leilão. O orçamento inicial passava de R$ 7,6 bilhões. Com o tempo, a empresa solicitou revisão dos valores por aumento de juros e custos de materiais no mercado internacional. O Tribunal de Contas do Estado aprovou a correção do orçamento para R$ 10,4 bilhões e ampliou o prazo da obra para seis anos. A concessão passou de 30 para 29 anos. O contrato mais recente fixa 35 anos de prazo para construção, operação e manutenção.

Técnicos iniciaram a sondagem do solo em janeiro de 2024

Técnicos iniciaram a sondagem do solo em janeiro de 2024. A fase de perfurações em águas rasas começou em junho. Em setembro, um canteiro de apoio foi instalado. O processo terminou em abril deste ano. Durante essa etapa inicial, o governo contratou mais de 20 empresas baianas e aplicou R$ 200 milhões.

O projeto prevê uma estrutura de 12,4 km sobre o mar. A ponte deve ser a maior da América Latina. O vão central terá altura de 85 metros para permitir a navegação de grandes embarcações. O complexo inclui acessos viários em Salvador e Vera Cruz, duas praças de pedágio e uma nova via expressa com 22 km na Ilha de Itaparica. O governo estima a criação de sete mil empregos e o impacto positivo para cerca de 70% da população baiana em 250 municípios.


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