O Sebrae e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) assinam nesta quarta-feira (6), em Brasília, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que visa impulsionar a produtividade e a competitividade dos pequenos negócios do campo. As ações de acesso a mercados e sustentabilidade também estão previstas nesta parceria.
O acordo prevê ainda, o fortalecimento de certificações como o Selo Arte, voltado à identificação de produtos artesanais de origem animal. O Selo Arte, é um certificado de identidade e qualidade, que possibilita o comércio nacional de produtos alimentícios.
A estimativa é que cerca de 2,5 mil estabelecimentos possam se beneficiar diretamente da ação. “Vamos levar ainda mais oportunidades com o Selo Arte, que agrega valor a esses produtos”, ressalta o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
“Vamos trabalhar os serviços de inspeção municipal dos consórcios para que eles façam a adesão ao SISBI e ampliem a comercialização, trabalharemos também no aumento do número de serviços de inspeção municipal consorciados e não consorciados, reduzindo a informalidade”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.
- Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte a sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp
Além disso, Lima explica que a iniciativa vai valorizar a segurança dos alimentos dos pequenos produtores: “queremos, por meio dessa iniciativa, destacar a importância da inclusão produtiva dos pequenos produtores para o desenvolvimento econômico, a valorização cultural e a segurança do alimento.”