Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Adversário do Flamengo no Intercontinental, Cruz Azul conta com ‘parça’ de Lewandowski e tem ex-Cruzeiro no comando

Campeão da Champions da Concacaf, o Cruz Azul, do México, será o primeiro adversário do Flamengo no Intercontinental, torneio que substituiu a antiga versão anual do Mundial de Clubes. Já em dezembro, apenas poucos dias após o final do Campeonato Brasileiro, o Rubro-Negro entrará em campo no chamado ‘Derby das Américas‘, contra os mexicanos, no equivalente às quartas de final da competição.

O encontro, marcado para 10 de dezembro, põe frente a frente o Flamengo, campeão da CONMEBOL Libertadores, e o campeão do principal torneio da Concacaf, o Cruz Azul.

Para chegar ao Intercontinental, os mexicanos golearam o Vancouver Whitecaps, do Canadá, por 5 a 0 na decisão da Champions da Concacaf, conquistando o título pela sétima vez na história.

Com essa conquista, a equipe se igualou ao América-MEX como time com mais conquistas dentro da América Central e do Norte. A diferença entre os rivais está no número de finais, com La Máquina tendo um vice a mais em relação ao América.

Sediado na Cidade do México, capital do país, o Cruz Azul é um dos maiores clubes mexicanos, sendo tradicionalmente colocado entre o dito ‘big four‘, que contemplaria os quatro maiores do país: América, Chivas Guadalajara, Cruz Azul e Pumas.

No ano passado, quando o novo modelo do Intercontinental entrou em vigor, o Botafogo encarou o também mexicano Pachuca no Derby das Américas, perdendo por 3 a 0 apenas três dias depois da conquista do Brasileirão de 2024. Neste ano, mais uma vez o representante brasileiro jogará apenas três dias após o fim da liga nacional, em 7 de dezembro.

Curiosamente, assim como no ano passado, é possível que o campeão brasileiro tenha que abreviar as comemorações para viajar e disputar o Intercontinental, já que o Flamengo, campeão da Libertadores no sábado (29), caminha para levar também o Brasileirão, repetindo o feito do Glorioso em 2024.

Quem avançar do embate entre Flamengo e Cruz Azul terá pela frente o Pyramids, do Egito, que eliminou Auckland City e Al Ahli nas primeiras fases. O classificado da semifinal entre o representante das américas e o time egípcio encara na grande final o já garantido PSG, campeão da Uefa Champions League. A decisão será em 17 de dezembro, quarta-feira.

Nomes conhecidos do Cruz Azul

O time mexicano não tem nenhuma grande estrela no elenco. Um dos destaques é o polonês Mateusz Bogusz. Com passagens pela seleção da Polônia ao lado de Robert Lewandowski, o meia tem 13 partidas e um gol marcado na atual temporada.

Alguns dos nomes com mais ligação com o público brasileiro são o meia Lorenzo Faravelli, algoz de São Paulo e Corinthians; Ángel Sepúlveda, que atuou com Ronaldinho Gaúcho, Tiago Volpi e o ex-São Paulo William no futebol mexicano; Gabriel Fernández, uruguaio que jogou com Arrascaeta e teve passagens por Racing, Peñarol, Celta de Vigo e Zaragoza; e Jorge Sánchez, da seleção mexicana e que fez história no rival América, antes de ir para o Ajax.

O técnico do time, Nicolás Larcamón, treinou o Cruzeiro em 2024, mas não ficou muito tempo na Toca da Raposa, caindo em abril, após derrota em casa para o Atlético-MG na final do Campeonato Mineiro e eliminação precoce para o Souza, da Paraíba, na Copa do Brasil. O argentino, de 41 anos, tem passagens por clubes venezuelanos, chilenos e mexicanos em seu currículo.

Em valor de mercado, o volante Érik Lira, mexicano, é o que se destaca no plantel do Cruz Azul, sendo avaliado em 8,5 milhões de euros, mais de R$ 52 milhões.

Compartilhe:

Veja também: