Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) colidiram nesta sexta-feira (1) em Pirassununga, município do nordeste paulista. Os dois aviões eram modelo T-27 Tucano e estavam sendo utilizadas em treinamento de cadetes.
De acordo com informações da FAB, um dos aviões pousou em segurança e o outro foi direcionado para uma área rural.
Nenhuma pessoa em terra se feriu e o piloto conseguiu realizar os procedimentos de ejeção com sucesso. Ele foi resgatado por equipes de salvamento da Força.
Vídeos que circulam nas redes sociais (acima) mostram muita fumaça na região e um avião em chamas caído em uma área rural. Há filmagens também que apresentam o piloto de uma das aeronaves utilizando um paraquedas, momentos depois dele ter se ejetado do avião.
Em nota, a FAB esclareceu que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) investigará o acidente para identificar os possíveis fatores que contribuíram com o acidente.
Vale lembrar que no dia 22 de outubro, outro caça da Força Aérea Brasileira, um F-5M, também caiu. A ocorrência se deu no município de Parnamirim, na Grande Natal, no Rio Grande do Norte, também durante um exercício aéreo.
Na ocasião, o piloto conseguiu se ejetar antes do caça colidir com o solo e foi resgatado por uma equipe de salvamento.