A Associação de Futebol Argentino (AFA) cobrou explicações do Estudiantes após protesto feito pelos jogadores por causa do título polêmico conquistado pelo Rosario Central.
Na última quinta-feira (20), a AFA anunciou o Rosario Central como campeão do Campeonato Argentino de 2025 por ter feito a melhor campanha geral. A decisão polêmica gerou controvérsia, uma vez que torneio teria dois campeões: do Apertura e do Clausura.
Em protesto à mudança, os jogadores do Estudiantes simplesmente deram as costas para Di María e companhia, assim que o elenco do Rosario entrou em campo neste domingo, no ritual que chamam de ”Pasillo” na Argentina.
O protesto chamou a atenção e a AFA abriu expediente disciplinar contra o Estudiantes. Os dirigentes e o capitão Santiago Núñez têm até 48 horas para explicarem o ocorrido.
Entenda a mudança
Inicialmente, o campeonato teria dois campeões: do Apertura e do Clausura. Só que o Comitê Executivo da Liga Profissional de Futebol decidiu dar um título para o time que somasse mais pontos na somatória das duas fases.
Com 66 pontos, o Rosario Central terminou com a melhor campanha na classificação geral e foi considerado o campeão da Liga, além de garantir vaga na CONMEBOL Libertadores de 2026.
Neste domingo, em duelo válido pelas oitavas de final do Clausura, o Estudiantes venceu o Rosario por 1 a 0 e avançou.


