Agora sob comando do Corinthians, o técnico Dorival Júnior irá reencontrar o São Paulo, seu ex-clube, no clássico marcado para esta quinta-feira (20), pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. O treinador irá defender um bom retrospecto diante do Tricolor.
Ao longo de sua carreira, Dorival enfrentou o São Paulo em 36 oportunidades. Foram 18 vitórias, sete empates e 11 derrotas para a equipe do Morumbis. Um aproveitamento de 56,4%.
Esta será a segunda vez que o treinador mede forças com o Tricolor desde a sua marcante trajetória à frente do clube do Morumbis. Pela equipe, ele conquistou o título inédito da Copa do Brasil de 2023, em cima do Flamengo.
Naquele ano, Dorival obteve 25 vitórias, 13 empates e 16 derrotas em 54 jogos. Ele deixou o comando do time para assumir a seleção brasileira, em janeiro de 2024.
Crespo vai para 14º clássico pelo São Paulo
O técnico Hernán Crespo irá para seu 14º clássico à frente do São Paulo. O argentino estará à beira do gramado para comandar o Tricolor no confronto diante do Corinthians, na Neo Química Arena.
O São Paulo chega ao duelo vindo de dois jogos consecutivos sem vencer, com um empate e uma derrota. A equipe tricolor, portanto, precisa da vitória não só para se recolocar na briga por uma vaga na CONMEBOL Libertadores, mas também para dar uma resposta à torcida. E nada melhor do que vencer um clássico para tal.
Os números de Crespo contra os rivais
Em duas passagens pelo São Paulo, Crespo já enfrentou os três principais rivais do clube em 13 ocasiões. O adversário com mais embates é o Palmeiras, enquanto o Corinthians foi o menos enfrentado pelo treinador como técnico do Tricolor.
O retrospecto de Crespo em clássicos é equilibrado, mas deixa a desejar em termos de aproveitamento. Em 13 jogos, foram quatro vitórias, cinco empates e quatro derrotas, o que totaliza um aproveitamento de 43,58%. Foram 15 gols marcados e 13 sofridos.
Invencibilidade contra o Corinthians
Se os números de Crespo contra rivais no geral não são tão positivos, a história é diferente diante do Corinthians. Enquanto esteve no comando do São Paulo, o comandante argentino nunca perdeu para o rival alvinegro de Itaquera.
Crespo enfrentou o Corinthians em duas oportunidades – uma na primeira passagem e uma na segunda. O treinador ostenta uma vitória e um empate contra o Timão, sendo a igualdade fora de casa. O aproveitamento é de 66,6%, com quatro gols marcados e dois sofridos.
O primeiro Majestoso de Crespo foi em maio de 2021, pela primeira fase do Campeonato Paulista. O São Paulo buscou o empate em 2 a 2 com o Corinthians, na Neo Química Arena, com gols de Miranda e Luciano, de pênalti, aos 51 minutos da etapa final.
Já o segundo jogo contra o Timão aconteceu neste ano, pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o São Paulo dominou o Corinthians e venceu por 2 a 0, desta vez no Morumbis. A equipe tricolor contou novamente com o brilho de Luciano, que marcou duas vezes.


