Geada na serra catarinense e temperaturas de 38°C em Cuiabá. O inverno brasileiro de extremos tem mais um capítulo neste início de agosto. Confira a previsão desta sexta-feira (1).
Sul
As chuvas voltam a atingir o sudoeste do Rio Grande do Sul devido à influência de um cavado e ao transporte de umidade vindo do Norte do Brasil. As temperaturas pela manhã serão mais baixas em toda a região, e há possibilidade para geadas na Serra Catarinense, mas ao longo do dia, as temperaturas sobem. Nas demais áreas do Sul, o tempo segue estável, sem previsão de chuva.
Sudeste
A previsão de chuva para o nordeste de Minas Gerais diminui. Nesta sexta, o tempo fica firme e seco em grande parte do centro-leste mineiro e paulista. As temperaturas continuam elevadas e o sol deve aparecer entre nuvens no Rio de Janeiro, Espírito Santo e na faixa leste mineira. A umidade relativa do ar permanece baixa, principalmente no centro-oeste de São Paulo e em Minas.
Centro-Oeste
O tempo permanece seco e sem mudanças significativas na Região Centro-Oeste. As temperaturas seguem elevadas, com destaque para Sinop e Cuiabá, municípios onde as máximas podem alcançar 37°C e 38°C, respectivamente, e a umidade relativa do ar continua abaixo dos 30%.
Nordeste
As instabilidades se concentram entre Salvador (BA) até Natal (RN), influenciadas pela aproximação de uma frente fria no litoral da Bahia e pela influência da circulação dos ventos na faixa leste da região. Também há previsão de pancadas de chuva na faixa norte do Maranhão associadas à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). As temperaturas seguem elevadas e o sol continua aparecendo entre nuvens, com baixa umidade relativa do ar.
Norte
As instabilidades continuam atuando na Região Norte devido à atuação da ZCIT, com destaques para os estados do Amazonas, Pará e Roraima. As temperaturas permanecem elevadas, com máximas podendo alcançar os 35°C em algumas capitais como Porto Velho (RO) e Palmas (TO), e a umidade relativa do ar mais baixa, principalmente no Tocantins.