
A AgriZone, projeto do governo brasileiro liderado pela Embrapa e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), abre suas portas para o público nesta segunda-feira (10), em Belém, a 1,8 quilômetro das áreas oficiais da COP30. A expectativa é que cerca de 2 mil pessoas circulem pelo espaço diariamente.
O espaço, também conhecido como a Casa da Agricultura Sustentável, contará com 378 eventos técnicos, exposições imersivas, painéis interativos e diversas atividades voltadas para a promoção da agricultura sustentável. A cerimônia oficial de abertura está marcada para o dia 11, às 16h, na Arena Agritalks, com a presença de autoridades e especialistas.
Programação diversificada
A programação da AgriZone, que ficará aberta de 10h às 18h, inclui a apresentação do livro “Ciência para o Clima – soluções para a agricultura brasileira”, elaborado com a participação de mais de 40 especialistas. Entre os temas abordados estão agricultura de baixo carbono, bioeconomia e agricultura familiar.
As atividades foram organizadas a partir de uma chamada pública da Embrapa, que recebeu 450 propostas de eventos relacionados à agricultura e segurança alimentar. A diversidade da programação inclui eventos de organizações não governamentais, instituições financeiras e entidades do agronegócio.
Eventos técnicos e parcerias
Do total de sessões, 27% são organizadas por representações do governo federal, destacando a participação de ministros e especialistas. Exemplos incluem o evento “Compras Públicas na Sociobieconomia” no dia 11, coordenado por ministérios, e a sessão sobre bioeconomia no dia 14.
Além disso, a Embrapa e a Nestlé anunciarão a ampliação de parceria, visando reduzir emissões de gases na produção de leite e cacau. O estande do IICA também será palco da assinatura de uma carta de intenções para a instalação de um escritório da Embrapa na Costa Rica.
Com informações de: embrapa.br.
Publicado com auxílio de inteligência artificial e revisão da Redação Canal Rural.


