
Rafael Polak, gerente de Engenharia da Sanepar, fala sobre distribuição de água em Rio Bronito do Iguaçu –
Após a passagem do tornado que devastou a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, na região Centro-Sul do Paraná, na tarde da última sexta-feira (7), cerca de 90% das residências e prédios comerciais foram atingidos. Desde então, autoridades e órgãos públicos se mobilizam para prestar atendimento à população afetada.
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) enviou equipes ao município para restabelecer o fornecimento de água. Conforme explicou Rafael Polak, gerente de Engenharia da Sanepar, “boa parte da cidade já está abastecida de água, porém, como os entulhos e detritos do vento acabaram caindo sobre os registros de água, bem como sobre algumas residências que tiveram tubulações internas danificadas, a água está vazando nessas tubulações e não está permitindo a pressurização em alguns pequenos trechos do município. As equipes estão passando nos cavaletes para verificar se estão vedados e também nas residências onde há registros ou tubulações rachadas, fechando-os para evitar fugas e normalizar o abastecimento. No momento, nossa infraestrutura está inteira, funcionando”, afirmou Polak.
Confira na íntegra a fala do engenheiro:
VÍDEO
| Autor: Divulgação
No sábado (8), um dia após o desastre, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, decretou estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu. Ele esteve na cidade acompanhando o trabalho da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e das equipes estaduais que prestam atendimento à população.
Segundo boletim atualizado pelo Governo do Estado, a passagem do tornado deixou seis mortos e 784 feridos no município.


