Com dois gols de Matheus Frizzo, ambos de pênalti, e um de Alef Manga (foto), que voltou a jogar após um ano de suspensão, o Coritiba ganhou do Amazonas, por 3 a 1, neste domingo (13), no estádio Couto Pereira, e saiu de campo em oitavo lugar na Série B do Campeonato Brasileiro, com 44 pontos, seis abaixo da faixa de acesso para Série A. Manga, que foi punido por envolvimento com esquemas de apostas, entrou na partida aos 34 minutos da etapa final e definiu aos 38.
O Coritiba atacou mais no primeiro tempo. Disparos de Josué Pesqueira e de Lucas Ronier desviaram na defesa local e passaram perto da trave. Na resposta amazonense, Bruno Lopes chutou e o goleiro Pedro Morisco fez grande defesa na entrada da área. O time paranaense retomou o controle: Josué tentou de novo e Marcão rebateu; uma bomba de Frizzo saiu pela linha de fundo. O primeiro gol aconteceu aos 45 minutos: Natanael foi atingido pelo goleiro Marcão, o que provocou o primeiro pênalti convertido por Matheus Frizzo.
O segundo tempo começou equilibrado. O Amazonas teve duas chances em um lance: Cocote chutou cruzado, Morisco espalmou, Cauan Barros pegou a sobra e a bola desviou em Lucas Ronier. No ataque coxa-branca, foi anulado um gol de Matheus Frizzo porque Júnior Brumado, que participou da jogada, estava impedido.
No lance que valeu o segundo pênalti cobrado por Frizzo, aos 15 minutos da etapa final, Júnior Brumado foi empurrado por Ezequiel. Após o 2 a 0, o jogo continuou movimentado: Morisco fechou e meta contra Diego Torres; Ronier quase fez o terceiro gol, mas o defensor Fabiano afastou a bola quase em cima da risca; e o Amazonas descontou aos 28, com um cabeceio de Cauan Barros, após falta cobrada por Diego Torres.
A consagração de Alef Manga veio após uma assistência de Vini Paulista, que avançou pelo lado esquerdo. Manga recebeu dentro da área e tocou na saída do goleiro Marcão.
Na próxima rodada, o time do técnico Jorginho vai enfrentar o Vila Nova, sábado (19), às 16h, em Goiânia.