Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Aliel e ministro Jader anunciam construção de novas casas em Rio Bonito do Iguaçu

Deputado federal Aliel Machado (PV) ao lado do ministro das Cidades do Brasil, Jader Barbalho Filho –

A cidade de Rio Bonito do Iguaçu (PR) garantiu, junto ao Ministério das Cidades, a construção emergencial de novas moradias para as famílias atingidas pelo tornado que devastou o município no dia 7 de novembro.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (14), durante a COP30, pelo deputado federal Aliel Machado (PV-PR), pelo ministro das Cidades, Jader Filho e pelo secretário nacional de habitação, Augusto Rabelo. A medida atende à solicitação formal feita por Aliel e reforça o compromisso do Governo Federal com a recuperação das áreas afetadas.

Ao lado do ministro, Aliel destacou a importância da medida para garantir suporte ao município. “Aqui, direto da COP30, o ministro está trabalhando, ao lado do secretário Augusto, para que possamos levar um pouco de alento às famílias. A partir desta assinatura, o prefeito Sezar Bovino, que nos fez o pedido, e o vereador André estão autorizados a realizar a licitação dessas casas para atender nossa gente. Com responsabilidade e seriedade, nós e o governo do presidente Lula estamos trabalhando para atender as necessidades de Rio Bonito do Iguaçu”, afirmou.

COMPROMISSO E RECONSTRUÇÃO – Jader Filho se solidarizou com as famílias afetadas e reforçou o compromisso do Governo Federal. “Todos nós, do governo do presidente Lula, estamos unidos na reconstrução da cidade, para que as famílias possam permanecer em segurança. Estamos assinando hoje a contratação de 20 novas moradias, que vão chegar até vocês e ajudar a diminuir um pouco o sofrimento, atendendo as famílias que receberão essas casas”, disse.

O ministro também projetou outras ações do Governo Federal em prol do município. “Não vamos parar por aqui. Ainda vamos trabalhar muito mais. Há outras 25 casas que já foram selecionadas para Rio Bonito do Iguaçu, e tenho certeza de que, quantas casas forem necessárias, o governo do presidente Lula fará o possível para atender as famílias que sofreram com o impacto desse evento climático extremo”, completou.

CONTRATAÇÃO EMERGENCIAL – A partir da decisão, está garantida a contratação emergencial da proposta vinculada ao Programa Minha Casa, Minha Vida – FNHIS Sub-50, que prevê a construção de 20 unidades habitacionais. A documentação enviada pelo município já havia sido analisada e aprovada pela Caixa Econômica Federal, com laudo técnico favorável.

A gravidade da situação no município foi oficialmente reconhecida pelo Decreto Estadual nº 11.838, de 8 de novembro de 2025, e pela Portaria nº 3.313, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, que classificaram o cenário como estado de calamidade pública.

APOIO A RIO BONITO DO IGUAÇU – Após o desastre, Aliel Machado esteve no município para acompanhar os danos, ouvir moradores e articular as principais demandas junto ao Governo Federal. “Vi de perto o impacto dessa tragédia na vida das pessoas. Não se trata apenas de reconstruir casas, mas de devolver dignidade, segurança e esperança às famílias. Por isso, trabalhamos com urgência para garantir essa resposta na área de habitação”, afirmou o deputado.

O parlamentar destacou ainda a atuação conjunta com o Ministério das Cidades. “Agradeço a sensibilidade do ministro Jader Filho e do Governo Federal. Garantir moradia em caráter emergencial é essencial neste momento. Agora, o foco é agilizar a construção das casas e seguir atuando ao lado de quem mais precisa”, acrescentou.

Das Assessorias.


Compartilhe:

Veja também: