Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Alimentação mais barata reduz custos de produção do leite em setembro

Produzir leite ficou mais barato em setembro, conforme o índice da Embrapa que mede os custos da atividade, divulgado nesta segunda-feira (20). O ICPLeite aponta que o trimestre encerrado em setembro fechou com redução de 1,5% no custo de produção, o que representa o segundo mês seguido de queda.

Menos custo com alimentação

Segundo o levantamento da Embrapa, o recuo em setembro foi resultado de variações negativas na alimentação do rebanho. Enquanto o grupo Volumosos registrou queda de 2,2%, os custos referentes ao Concentrado caíram 1,4%.

Além disso, quatro dos sete grupos de custos que compõem o ICPLeite não registraram variação em setembro. São eles: Mão de obra, Energia e combustível, Qualidade do leite e Minerais. Por outro lado, o grupo Sanidade e reprodução teve elevação de 0,5% no mês passado.

Cenário anual e em 12 meses

Porém, o cenário no acumulado dos nove meses do ano é de inflação de custos de 2,3%. Em doze meses, o acúmulo no índice é de 4%.

Considerando o acumulado entre janeiro e setembro de 2025, os custos de produção aumentaram 2,3%, com destaque em Minerais (15,8%), Energia e combustível (12,7%) e Qualidade do leite (8,8%). Já Concentrado (-0,2%) e Volumosos (-1,3%) ajudaram a conter a alta acumulada no ano, com variações negativas.

Em 12 meses, a inflação dos custos foi maior, de 4%. A maior elevação veio de Minerais (17,4%). Na sequência aparecem Energia e combustível (8%), Qualidade do leite (6,5%), Mão de obra (6,3%), e Sanidade e reprodução (5,1%). Por outro lado, Concentrado e Volumosos, grupos que juntos explicam a maior parte da inflação, registraram aumentos modestos de 2,6% e 0,1%, respectivamente.

Compartilhe:

Veja também: