A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) realizou nesta quinta-feira (4), em Ivaí, mais uma Reunião Ordinária, reunindo prefeitos, deputados e lideranças regionais para tratar de pautas estratégicas para a região. Os secretários de Habitação, Leopoldo Scheraiber, e de Planejamento, Fernando Kogus, estiveram acompanhando o encontro representando o prefeito Rildo Leonardi.
Entre os temas centrais estiveram a segurança pública, a gestão fiscal e novas ferramentas de apoio à administração municipal. Também entrou em debate a preocupação com os impactos da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos ao Brasil e suas consequências para os municípios dos Campos Gerais.
O encontro contou com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira, que apresentou dados sobre os avanços no combate à criminalidade e destacou os investimentos realizados pelo Governo do Paraná para reforçar o efetivo policial e modernizar equipamentos em todo o Estado.
Já o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, trouxe esclarecimentos sobre a Reforma Tributária e reafirmou o compromisso da pasta em oferecer suporte aos municípios, visando ampliar a eficiência orçamentária das prefeituras. Os secretários municipais conversaram sobre o valor do ISS que será pago pela Klabin em 2026 para o município, Ortigara explica que o valor final será divulgado ainda no mês de setembro e que 50% ficará para a cidade de Ortigueira e os demais 50% será distribuído as cidades que tem madeira de competência da empresa.
Ainda, o secretário Fernando conversou com o novo gerente da regional do Instituto Água e Terra (IAT), Matheus Lopes Demito, sobre os projetos que estão aguardando liberação para avanços nas obras.
Com informações AMCG