Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Amep avança mais uma etapa do plano de desenvolvimento urbano integrado da RMC

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) concluiu mais uma etapa fundamental do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), com a realização das oficinas técnicas. Encerrado na última semana, o ciclo reuniu representantes da sociedade civil, instituições técnicas e autoridades municipais em Curitiba, Lapa e Rio Branco do Sul.

Durante seis dias de encontros, técnicos e representantes das comunidades metropolitanas contribuíram com propostas baseadas nas diretrizes estabelecidas para esta terceira fase do plano. “Tivemos ampla participação, com mais de uma centena de pessoas em cada dia de atividades”, destacou Ruan Victor Amaral, do Setor de Planejamento da Amep.

O diretor-presidente da Agência, Gilson Santos, destacou que o PDUI é um instrumento essencial para o desenvolvimento equilibrado e sustentável da Região Metropolitana de Curitiba. “A presença nas oficinas técnicas demonstra o compromisso da sociedade e das instituições com esse processo. As contribuições recebidas serão fundamentais para a construção de diretrizes que atendam as reais necessidades dos municípios e garantam um futuro mais integrado para toda a RMC”, explicou.

A população participou ativamente da formulação de propostas para as Funções Públicas de Interesse Comum (FPICs), abordando temas como Desenvolvimento Social e Patrimônio, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mobilidade, Habitação de Interesse Social e Planejamento Territorial e Uso do Solo.

AMBIENTE QUALIFICADO – Cada oficina, com duração aproximada de três horas, contou com dinâmicas participativas que possibilitaram a construção de diretrizes integradas para o crescimento sustentável da região. As atividades foram mediadas por equipes técnicas da Amep e do Consórcio PDUI-RMC Sustentável, responsável pela elaboração do Plano, garantindo um ambiente qualificado para as discussões.

As propostas desenvolvidas foram embasadas nos estudos realizados na fase de diagnóstico do PDUI, que incluiu revisões bibliográficas, análise e levantamento de dados e sistematização das informações sobre a RMC. “O objetivo desta etapa é consolidar diretrizes setoriais de forma integrada, resultando na construção de elementos de planejamento e gestão e do Macrozoneamento Metropolitano”, explicou Gustavo Taniguchi, coordenador-geral do Plano e representante do Consórcio PDUI-RMC Sustentável.

O acesso e a participação social foram garantidos nas oficinas realizadas simultaneamente em três municípios. Curitiba recebeu moradores de Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras e São José dos Pinhais.

A Lapa reuniu participantes de Agudos do Sul, Balsa Nova, Campo do Tenente, Contenda, Lapa, Mandirituba, Piên, Rio Negro, Quitandinha e Tijucas do Sul, enquanto Rio Branco do Sul atendeu habitantes de Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Itaperuçu, Rio Branco do Sul e Tunas do Paraná.

Os documentos e informações sobre o PDUI seguem disponíveis para consulta pública no site oficial, onde a população pode enviar contribuições e acompanhar a evolução do planejamento metropolitano.

Compartilhe:

Veja também: