Centenária compartilha sua história de fé, amor, trabalho e alegria ao lado da família
Publicado: 01/07/2025, 13:36

Dona Isaura gosta de um carteado e não dispensa uma dose diária de Amarula –
No Viver Bem de hoje, conhecemos a história inspiradora de Isaura Uliano, que recentemente completou 100 anos de vida. Nascida em Braço do Norte (SC), ela vive atualmente em Ponta Grossa com uma das filhas, cercada pelo carinho dos filhos, netos, bisnetos e até tataranetos. Com fala firme e brilho nos olhos, ela reflete sobre a própria longevidade com simplicidade e gratidão: “Não tem segredo nenhum. Eu me admiro de ter passado por tudo isso. Só vou vivendo.”
A trajetória de dona Isaura foi marcada pelo trabalho desde os 13 anos, quando costurou seu primeiro terno para um cliente. Desde então, nunca parou. “Costurei a vida inteira e sou muito feliz com isso”, conta. A profissão se tornou também parte do seu dia a dia, mesmo após os 100 anos, volta e meia, faz alguns consertos e ajustes. “Me sinto bem produzindo, e me arrumar também faz parte disso. Nunca saio de casa sem estar bem vestida.”
A família numerosa e unida é outro grande pilar de sua felicidade. Recentemente, todos se reuniram para comemorar seu centenário. “Só não vieram os que estão na Suíça. Mas o resto tudo veio para a festa.” Para dona Isaura, a alegria de viver está em cada pequeno gesto de afeto e em não se preocupar com o amanhã. “Todo dia falo: ‘Eu não penso em morrer, não penso em nada. Só vou vivendo.’”
Entre sorrisos e lembranças, ela também compartilha sua paixão pelo carteado, as conversas com os netos e o amor profundo pela família. Maria Helena Locks, uma das filhas, reforça: “A gente se sente valorizada tendo uma pessoa que pode comandar, pode dizer umas palavras certeiras para a gente, né? Isso é importante. E a mãe sempre foi de muita fé, muita força e isso aí ela transmite para gente na maior alegria sempre.”
VÍDEO
LONGEVIDADE | Aos 100 anos, dona Isaura Uliano esbanja alegria, gratidão e fé. Costureira desde os 13, vive cercada pela família. Com bom humor e amor pela v… | Autor: aRede.info
Mesmo enfrentando perdas e problemas de saúde ao longo da vida, como uma cirurgia na vesícula e um câncer na garganta, dona Isaura segue firme. “Hoje, estou bem. E enquanto a morte não chega, vou vivendo feliz.”
Ao final da entrevista, brindamos a vida com Amarula, sua bebida preferida, a qual toma diariamente. E para finalizar, ela deixa um conselho simples, mas poderoso: “Viva bem todos os dias. Não pense no dia de amanhã. E com um sorriso no rosto.”