COM ASSESSORIAS – Mobilizar empreendedores, artesãos e artistas da cidade para a criação de pratos típicos, souvenires e expressões artísticas que podem ser oferecidos a turistas é objetivo do projeto ‘Produtos com Identidade de Castro – Apaixone-se por essa terra’, que abriu inscrições para uma seleção pública de criações. Uma curadoria desses produtos será realizada no dia 14 de julho e, para participar, é preciso preencher um formulário disponível no site castro.atende.net até dia 13 de julho, e enviar por e-mail para [email protected]. Os itens escolhidos receberão o selo da grife ‘Castro, apaixone-se por essa terra’ e serão certificados e lançados oficialmente no estande da Prefeitura durante o Agroleite, entre dias 5 e 8 de agosto.
O projeto foi idealizado para estimular a criação de produtos com identidade de Castro em parceria da Prefeitura com o Sebrae/PR, Sindicato Empresarial do Comércio Varejista de Castro e região (Secom), Associação Comercial e Empresarial de Castro (Acecastro), Cooperativa Sicredi, Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e Cooperativa Castrolanda.
As entidades configuram o Grupo Gestor do projeto que pretende mapear, chancelar e promover produtos com a identidade de Castro, criados ou feitos localmente. “Além disso, visa fortalecer a tradição da temática tropeirismo e também a temática do leite como identidade da cidade de Castro e promover o pertencimento da população sobre a indicação geográfica do leite”, comenta Nádia Joboji, representante do Sebrae.
Para Kasciano Morais, secretário de Indústria, Comércio e Turismo do Município, a iniciativa também visa estimular a valorização do produto local e a inovação, dando apoio aos participantes ao oferecer o acesso ao mercado turístico. “As peças podem partir de características históricas e mais tradicionais, valorizar nossos atrativos já conhecidos, mas, queremos também reforçar o título de capital do leite”, pontua Kasciano.
Categorias
Serão selecionados produtos nas categorias: souvenir e artesanato; expressões artísticas como pinturas, esculturas, poemas, livros, músicas, vídeos, entre outras expressões; souvenires gastronômicos, como produtos alimentícios e bebidas não perecíveis, embalados, que possam ser adquiridos e levados pelos turistas, e gastronomia, com alimentos que levem na receita o leite de Castro ou outros ingredientes locais e tradicionais (carne de porco, queijo, carne seca, entre outros), além de pratos para consumo no município, como refeições, bolos, doces e salgados.
Quem pode participar
Podem participar da seleção, empreendedores criativos como artistas, poetas, músicos, artesãos, designers, ilustradores, fotógrafos, e demais profissionais; empreendedores que atuem na confecção de objetos que possam ser customizados e comercializados para turistas, como camisetas, canecas, bótons, imãs, chaveiros, brindes e papelaria; empreendedores da área de alimentícios embalados que possam ser direcionados para o público turístico, como queijos, chocolates, compotas, geleias, bolachas e bebidas, e empreendedores da área de produtos alimentícios para consumo imediato, como restaurantes, confeitarias, cafeterias, bistrôs, lanchonetes, boleiras, doceiras e salgadeiras. Os produtos podem ser produzidos de forma artesanal ou industrial.
Curadoria
As amostras dos produtos serão submetidas a uma análise por uma equipe técnica composta por representantes do grupo gestor e, se necessário, de especialistas convidados, que serão os curadores dessa oferta. A curadoria acontecerá dia 14 de julho, na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Rua General Câmara, 23), das 9 às 12 horas.
Cada produto deve ser entregue acompanhado da Ficha Técnica do Produto, devidamente preenchida, conforme modelo disponível no site da Prefeitura. Os interessados podem encaminhar quantos produtos quiserem e os itens devem ser apresentados como serão comercializados, incluindo embalagem e etiqueta, quando houver.
No caso de obras digitais como músicas e vídeos é necessário enviar o link de acesso à obra diretamente na ficha do produto e por e-mail para: [email protected].
Sobre a análise dos produtos
Os produtos devem obrigatoriamente ter alguma relação com a identidade da cidade, como por exemplo: apresentar ícones ou imagens que remetam a paisagem, aos atrativos, a atividades, a fauna, a flora, aos aspectos geomorfológicos, matérias-primas regionais, a história e a produção leiteira, que façam referência a aspectos da cultura local, entre outras manifestações. E os alimentícios precisam ter as licenças necessárias para comercialização. Serão utilizados como critério de análise, quando couber, os itens: qualidade, originalidade, inovação, criatividade, identidade e funcionalidade.
Cronograma
Inscrições: até 13/07 enviar por e-mail a ficha de inscrição para: [email protected]
Curadoria: dia 14/07, das 9 às 12 horas, entregar na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo os produtos que queiram submeter à seleção.
Certificação: Entre 05 e 08/08, no Agroleite