Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Após receber Putin, Trump tem reunião com Zelensky na 2ª em Washington

Presidente ucraniano agradeceu ligação e convite de Trump para ir até a capital dos Estados Unidos

Convite aconteceu após reunião entre Trump e Putin

Convite aconteceu após reunião entre Trump e Putin –

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, têm encontro marcado para a próxima segunda-feira (18/8). Os chefes de Estado conversam em meio a uma busca do que Trump chamou de “acordo de paz” que coloque fim à guerra entre Rússia e Ucrânia.

O encontro se dá após Trump receber o presidente da Rússia, Vladimir Putin, na sexta (15/8), em Anchorage, no Alasca. O norte-americano e o russo saíram da reunião falando em diálogo, mas sem uma definição clara a respeito de cessar-fogo na Ucrânia.

Em post na rede X, Zelensky ressaltou que apoia a proposta de Trump para uma reunião entre Ucrânia, EUA e Rússia. “Tivemos uma conversa longa e substancial”, escreveu na rede social.

Após o telefonema individual, Trump e Zelensky falaram também com líderes europeus por cerca meia hora. Sem dar detalhes, a ligação entre eles durou mais de uma hora e meia:

“A Ucrânia reafirma sua disposição de trabalhar com o máximo empenho para alcançar a paz. O presidente Trump informou sobre seu encontro com o líder russo e os principais pontos da discussão. É importante que a força dos Estados Unidos tenha impacto no desenrolar da situação”.

Zelensky anunciou sua ida a Washington, segunda-feira (18/8), para encontrar Trump e discutir todos os detalhes sobre o fim da matança e da guerra. “Agradeço o convite.” Ele defendeu a participação dos europeus em todas as etapas de negociação, de modo a garantir a segurança. “Continuamos a coordenar nossas posições com todos os parceiros”, escreveu.

Trump confirmou a postagem de Zelensky com a informação de que o presidente ucraniano vai a Washington, D.C., ao Salão Oval, na tarde de segunda-feira (18/8). “Se tudo correr bem, agendaremos uma reunião com o presidente Putin. Potencialmente, milhões de vidas serão salvas”, afirmou.

A última reunião entre Trump e Zelensky, nos Estados Unidos, não acabou bem. Em fevereiro deste ano, os dois presidentes se desentenderam em pleno Salão Oval da Casa Branca e bateram boca ao vivo.

REUNIÃO  – Neste sábado (16/8), Trump usou a rede social dele, a Truth Social, para dizer que a reunião com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, foi proveitosa.

“Um dia ótimo e muito bem-sucedido no Alasca”, afirmou, acrescentando que telefonou para o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e para vários líderes europeus, incluindo o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), o diplomata Mark Rutte.

Embora o encontro com Putin tenha terminado sem um acordo, Trump ressaltou que “todos decidiram que a melhor maneira de pôr fim à terrível guerra entre a Rússia e a Ucrânia é chegar diretamente a um acordo de paz, que poria fim à guerra, e não a um mero acordo de cessar-fogo, que muitas vezes não se sustenta”, disse.

Confira a matéria completa no Metrópoles.


Compartilhe:

Veja também: