Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Após tarifaço de Trump, exportador tem venda de toneladas de mel cancelada

O Grupo Sama, uma dos maiores exportadores de mel orgânico do mundo, teve a venda de 585 toneladas de mel cancelada por causa do tarifaço de exportações brasileiras anunciado por Trump na última quarta-feira (9). Segundo informações do G1, parte desta carga já estava no porto pronta para o envio.

Fundado há 28 anos em Oeiras (PI), o Grupo Sama é responsável pela compra da produção de mais de 12 mil micro e pequenos produtores de mel do Nordeste, principalmente dos estados do Piauí, Ceará, Maranhão e Bahia.

De acordo com a empresa, a nova tarifa aumentará o custo da carga em cerca de US$ 6 milhões, causando impacto no valor final do produto vendido nos EUA. Com o cancelamento da carga, o produto fica acumulado e gera custo de armazenamento, já que precisa ser guardado em câmaras refrigeradas, com temperatura controlada.

Recuo

Além do Grupo Sama, outro exportador de mel do Piauí teve problemas em relação ao cancelamento de compras por parte de clientes americanos. A Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro teve uma venda de 95 toneladas de mel cancelada na sexta-feira (11). Os compradores temiam que o produto chegasse ao país já sob a vigência da taxa de 50%.

No entanto, após apelo feito pelos produtores aos clientes americanos, os contêineres que já estavam no Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante (CE) foram embarcados para os EUA.

De acordo com a Associação Brasileira de Exportadores de Mel, cerca de 80 % do mel orgânico produzido no Brasil é exportado para os EUA. O Piauí é o segundo maior produtor do país e exporta mais de R$ 100 milhões por ano do produto, segundo dados do Governo do Piauí.

Compartilhe:

Veja também: