Neste domingo (3) e segunda-feira (4), a delegação da Aprosoja Mato Grosso, liderada pelo presidente Lucas Costa Beber, esteve na província de Shandong, China, a fim de fortalecer parcerias no setor agrícola. A visita ao Porto de Rizhao, o maior centro de importação de soja do país, foi o destaque da missão.
Durante a visita, a delegação explorou a infraestrutura do porto, que conta com um cais especializado, mais de 80 silos e dois armazéns, garantindo armazenamento eficiente do grão. O porto se destaca pela sua agilidade, com duas linhas automáticas de carregamento ferroviário que otimizam a distribuição da carga.
Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
A delegação também se reuniu com executivos da Cargill e Bungue, onde aprenderam sobre as operações das fábricas, prazos de importação e padrões de qualidade da commodity que chega à China. “Essa experiência nos ajudou a entender melhor como o porto opera e sua importância nas cadeias de suprimento globais”, afirmou o vice-presidente sul da Aprosoja MT, Fernando Ferri.
Em conversas com o Governo de Quingdao, a delegação apresentou os projetos de sustentabilidade da Aprosoja MT e dados sobre a produção brasileira. Representantes chineses compartilharam informações sobre a produção de gergelim e discutiram futuras parcerias.
Além disso, a delegação convidou o governo de Rizhao a visitar Mato Grosso. “Esperamos recebê-los em breve para que conheçam a nossa produção de soja e possamos aprofundar nossas parcerias”, destacou Lucas Costa Beber.