Um ar polar deve derrubar as temperaturas na Região Sul do país, levando neve para a Serra Catarinense entre a madrugada e a manhã desta terça-feira (29).
O fenômeno acontece, também, por conta da presença de ciclone extratropical em alto mar e resquício de umidade, o que traz queda brusca dos termômetros.

Assim, as mínimas ficam baixas, também, no centro-sul e leste do Paraná e entre o centro-norte e oeste do Rio Grande do Sul, áreas que mantém alta possibilidade para geada. De acordo com a Climatempo, entre as capitais, a que deve registrar a menor temperatura é Curitiba, com apenas 4°C no amanhecer.
Ventania no Centro-Sul
Além da neve em Santa Catarina, a Climatempo também chama atenção para a frente fria e o ciclone extratropical que se organizaram nas últimas 24 horas no centro-sul do Brasil.
Assim, ao longo desta segunda-feira, são esperadas fortes rajadas de vento nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Rajadas de vento em torno dos 100 km/h já foram observadas na manhã de hoje na região de Canguçu, sul gaúcho.
Já no decorrer desta terça-feira, o ciclone extratropical vai se afastando em alto mar, mas se mantém na costa do Sul do Brasil. Com isso, provoca rajadas de vento entre moderadas e fortes no litoral das regiões Sul e Sudeste.
De acordo com a Climatempo, ainda há risco de rajadas de vento entre 51 km/h e 70 km/h nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, no litoral norte gaúcho e sul catarinense, bem como no litoral norte de São Paulo e em todo o litoral do estado do Rio de Janeiro.
Por conta dos fortes ventos, a Marinha do Brasil já emitiu alertas de ressaca para áreas do litoral do Sul e do Sudeste para os próximos dias. Desde às 15 horas do domingo (27) até às 9h da manhã do dia 31 de julho, há risco de ondas entre 2,5 e 3,5 metros entre a região de Mostardas (RS) e Florianópolis (SC).
Já entre às 9h desta terça (29) até às 21h do dia 31, o alerta de ondas de mesma altura vai para áreas litorâneas entre Iguape (SP) e Macaé (RJ).