Antes da rodada final, as eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026 já estão bem encaminhadas, com as seis vagas diretas definidas, restando apenas a luta pela vaga na repescagem a ser resolvida.
Argentina, Brasil, Uruguai, Equador, Colômbia e Paraguai estão na Copa que será disputada pela primeira vez em três países: Estados Unidos, México e Canadá.
Chile e Peru decepcionaram e estão fora do Mundial, sem sequer terem condição de brigar pela repescagem.
A sétima e última vaga está entre Venezuela e Bolívia. A vantagem é da Vinotinto, que se classifica se vencer ou com qualquer resultado igual ao dos bolivianos.
Na rodada final, tanto Venezuela quanto Bolívia jogam como mandantes.
A seleção boliviana, inclusive, tem pela frente o Brasil, ainda invicto e sem sofrer nenhum gol desde que o italiano Carlo Ancelotti assumiu. O jogo será disputado em Al Alto, com 4.150 metros de altitude.
Dependendo apenas de si, a Venezuela terá pela frente a Colômbia, em Maturín, no Estádio Monumental, o maior do país.
A conta é simples: vencer! Se empatar ou até perder, a Vinotinto precisará torcer para o Brasil na altura.
Caso as duas seleções vençam ou empatem, dá Venezuela. Se a Bolívia vencer, só fica de fora da repescagem se a Venezuela também vencer. Se perderem em casa, os venezuelanos precisam que a Bolívia também perca, já que La Verde tem uma vitória a mais.
Se a Bolívia já jogou a Copa, para a Venezuela até mesmo a vaga na repescagem seria um feito inédito, que mobiliza todo o país durante a campanha das eliminatórias.
Todos os jogos da última rodada das eliminatórias sul-americanas serão disputados na terça-feira (9). Equador x Argentina terá início às 20h (de Brasília), e todos os demais jogos às 20h30 (de Brasília).
Classificação das eliminatórias antes da última rodada
-
1º – Argentina: 38
-
2º – Brasil: 28
-
3º – Uruguai: 27
-
4º – Equador: 26
-
5º – Colômbia: 25
-
6º – Paraguai: 25
-
7º – Venezuela: 18
-
8º – Bolívia: 17
-
9º – Peru: 12
-
10º – Chile: 10