
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) definiu, nesta terça-feira (25), sua nova liderança para o triênio 2026–2028. Em uma eleição marcada por alta participação dos associados, o pecuarista e médico-veterinário Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges foi eleito presidente da entidade, uma das mais influentes da pecuária brasileira.
A votação ocorreu das 9h às 18h, durante Assembleia Geral Ordinária. Após o lacre das urnas, a comissão eleitoral iniciou imediatamente a contagem dos votos.
A chapa “ABCZ em Ação”, liderada por Borges, recebeu 762 votos, somando os registros presenciais e por correspondência. A nova diretoria tomará posse no dia 1º de janeiro de 2026.
Com quase cinco décadas de atuação dentro da ABCZ, Arnaldo Borges já ocupou diversos cargos estratégicos, como conselheiro, superintendente técnico, jurado e presidente da entidade entre 2016 e 2019. Agora, ele retorna ao comando da maior associação de pecuária zebuína do mundo.
Segundo o presidente eleito, o foco será manter e fortalecer o trabalho técnico que consolidou a reputação da ABCZ.
“Sabemos da responsabilidade que envolve conduzir uma gestão. Buscamos montar uma diretoria com 108 membros, com renovação de 50%. Tenho certeza de que faremos um excelente trabalho, especialmente no avanço do melhoramento genético das raças zebuínas no Brasil e no exterior. A ABCZ tem papel fundamental na pecuária e conta com um corpo técnico altamente qualificado”, afirmou.
O atual presidente, Gabriel Garcia Cid, celebrou o resultado, destacando a experiência do sucessor. “A volta do Arnaldo traz confiança e assegura a continuidade de um trabalho sério, dedicado ao associado e aos criadores de todas as raças”, disse.


