Quem planta também pode colher arte. Esse é o caminho de pequenos produtores rurais que transformam o que seria descartado em peças artesanais e únicas. Um exemplo é a banana: além da fruta, o tronco, antes descartado, agora é aproveitado como fibra — a matéria-prima vira utensílios domésticos e itens de decoração.
No Vale do Ribeira, a artesã Natália Cabral Januário, do grupo quilombola Mucafre,, é produtora de bananas e procurou o Sebrae/SP para apoiar a capacitação dela e de outras mulheres da comunidade. O objetivo: transformar o tronco da banana em arte e, assim, garantir uma segunda fonte de renda.
“Aprendemos todo o processo, desde descascar o tronco, fazer a secagem, até o tratamento químico que prepara a fibra para virar artesanato”, explica a artesã que recebe encomendas de cestos e tapeçarias.
Assim como Natália, Carmem Oliveira e Ricardo Rodrigues também da região do Vale do Ribeira, decidiram investir no artesanato. Ricardo faz peças náuticas com madeiras de reuso e Carmem reaproveita conchas de ostras para criar biojoias e outros objetos decorativos e uteis para o dia a dia. Juntos comandam o ateliê Maria Farinha.
Você sabia que os três empreendedores do Vale do Ribeira têm em comum? A arte como fonte de renda. Pensando nesse potencial, o Sebrae Vale do Ribeira deu um passo à frente e organizou uma missão para a Mega Artesanal 2025 — a maior feira de arte e artesanato da América Latina. O evento acontece entre os dias 5 e 9 de julho, no São Paulo Expo, e a missão será realizada no dia 7.
“Para quem vive do artesanato ou sonha em empreender nesse universo, é uma grande oportunidade para conhecer novas técnicas e materiais, fazer contatos e parcerias, se inspirar e fortalecer a atividade”, destaca Carlos Alberto Pereira Junior, analista de negócios do Sebrae/SP.
Carmem, já sabe o que vai fazer na Mega Artesanal 2025: “vou em busca de novas técnicas, ferramentas, embalagens e papéis, para aprimorar a minha arte”, conta a empreendedora.
- Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp
Inscrições abertas
A missão do Vale do Ribeira será dividida em três grupos:
Grupo 1: Ilha Comprida, Iguape e Miracatu (18 vagas disponíveis)
Grupo 2: Cajati, Jacupiranga, Pariquera-Açu, Registro e Juquiá (vagas esgotadas)
Grupo 3: Iporanga, Eldorado e Sete Barras (15 vagas disponíveis)
A inscrição custa R$ 20 e pode ser feita aqui. O ingresso da Mega Artesanal 2025 deve ser comprado separadamente.