O brilho nos olhos de Jhonata Robert em cada jogo pelo Criciúma não é apenas reflexo das luzes dos refletores. É sinal de alguém que está redescobrindo o prazer de jogar futebol e vivendo um dos momentos mais especiais da carreira. Mais do que um jogador em boa fase, ele é hoje símbolo de superação.
“Estou muito grato pela oportunidade, algo que eu sempre busquei muito desde que cheguei no clube. Agora estou tendo uma sequência boa, podendo ajudar com gols, com entregas, com tudo aquilo quesempre desejei viver dentro de campo”, afirmou, em entrevista exclusiva ao ESPN.com.br.
Jhonata Robert chegará para a partida contra o Botafogo-SP, nesta quinta-feira (24), às 19h (de Brasília), com transmissão ao vivo do Disney+, como um dos destaques do Criciúma na Série B do Brasileirão.
Atuações sólidas, gols importantes e confiança são alguns dos elementos que fizeram o atacante se tornar uma das lideranças do vestiário. “É só o começo do que a gente vai viver. Nosso grupo é forte, é unido, e estamos prontos para brigar pelo acesso.”, resumiu.
A fase de Jhonata Robert tem um peso ainda maior quando se entende o que ele enfrentou nos últimos anos, vestindo a camisa do Grêmio. Foram quatro lesões nos joelhos consecutivas, que colocaram em xeque sua carreira.
“As duas primeiras lesões de ligamento eu lidei bem. Eu era mais novo, acreditava que ia voltar logo. Mas na terceira, no menisco, eu pensei em parar. Saí da sala do doutor revoltado. Liguei pro meu pai chorando e disse: ‘Pai, não aguento mais’”, relembra.
Mas foi justamente aí que o apoio familiar fez diferença. “Meu pai chorou comigo. Ele é meu ídolo. E disse que eu não ia parar, nem se quisesse. E aquilo me deu força. Eu entendi que não estava vivendo só meu sonho, mas o sonho de muita gente.”
Jhonata Robert não esconde a gratidão ao Criciúma pelo momento que está vivendo. “Esse clube abriu as portas pra mim quando eu mais precisava. É um recomeço. E eu só quero devolver tudo isso com gols, entrega e vitórias. Quero que um dia digam: ele fez tudo que podia por esse clube.”
Na reconstrução da carreira, a chegada de Eduardo Batista ao comando técnico do Criciúma também foi fundamental. “Ele é muito direto no que quer. Isso facilita muito para o jogador. Ele pede agressividade, definição rápida, intensidade. E o grupo comprou a ideia. Estamos colhendo os frutos.”
“A gente tem um grupo muito bom aqui. Quando você tem confiança, você joga melhor. E hoje eu me sinto confiante. Me sinto respeitado. Me sinto forte”, completou.
Se dentro de campo o desempenho cresce a cada rodada, fora dele, o reconhecimento também chegou. “Ouvir do presidente do clube que eu lembrava jogador de Champions League foi algo que me marcou. Não pelo ego, mas porque eu sabia da minha capacidade, só precisava de um lugar para mostrar”, relata.
O foco, agora, é claro: o acesso à Série A, ainda que objetivo esteja hoje distante: o Criciúma é décimo colocado, com 23 pontos, a seis do G-4. Uma vitória sobre o Botafogo, vice-lanterna, se torna fundamental.
“Não tem jogo fácil. Seja o líder, seja o lanterna, temos que manter a mesma pegada. Estamos prontos para qualquer desafio”, analisou, sonhando alto, mas com os pés firmes no chão.
“Sei que ainda tenho muito a conquistar. Ainda sou só mais um entre muitos craques que jogam essa Série B. Mas estou batalhando para um dia brilhar tanto quanto eles. E sei que esse momento vai chegar”, afirmou, encerrando com um recado para um Jhonata Robert mais jovem.
“Eu diria: acredita. Vai doer, mas vai valer a pena. E quando o momento bom chegar, você vai entenderque cada lágrima te fortaleceu.”
Onde assistir a Botafogo-SP x Criciúma?
Botafogo-SP e Criciúma se encaram nesta quinta-feira (24), às 19h (de Brasília), com transmissão ao vivo no Disney+.