Artur Jorge manteve a soberania sobre Abel Ferreira no Brasil após a classificação às quartas de final da CONMEBOL Libertadores com o Botafogo, nesta quarta-feira (21). Em pleno Allianz Parque, o Glorioso empatou com o Palmeiras por 2 a 2 pelo jogo de volta das oitavas, e o comandante alvinegro segue sem saber o que é perder para o compatriota longe da terra natal.
Inclusive, apesar do pouco tempo no país, Artur Jorge já é a maior pedra no sapato de Abel entre os técnicos portugueses no futebol brasileiro. E além de nunca ter perdido, também foi quem mais o venceu.
Em 3 confrontos, sendo dois pela Libertadores e um pelo Brasileirão, são duas vitórias e um empate: Botafogo 1×0 Palmeiras (Brasileirão); Botafogo 2×1 Palmeiras/ Palmeiras 2×2 Botafogo (Libertadores).
O comandante alvinegro é o único com estes números diante do compatriota, que está no Brasil desde 2020.
Ao lado dele, apenas Paulo Sousa, ex-técnico do Flamengo, não perdeu para Abel no Brasil. No Brasileirão de 2022, ambos empataram em 0 a 0, no Maracanã.
Além de Artur Jorge e Sousa, o comandante alviverde já encarou outros 11 técnicos portugueses no Brasil: Ricardo Sá Pinto (Vasco), Luís Castro (Botafogo), Vítor Pereira (Corinthians e Flamengo), António Oliveira (Cuiabá e Corinthians), Pedro Caixinha (Red Bull Bragantino), Ivo Vieira (Cuiabá), Pepa (Cruzeiro), Renato Paiva (Bahia), Armando Evangelista (Goiás), Paulo Gomes (Botafogo-SP) e Álvaro Pacheco (Vasco).
No total agora são 31 jogos de Abel contra portugueses no Brasil, com um aproveitamento de 20 vitórias, 6 empates e 5 derrotas.