A paternidade é um tema muito recorrente no mundo da música, já que ela traz impactos profundos na vida de cada um. Com letras sentimentais e profundas, são várias as canções que retratam essa relação única e especial. Em homenagem ao dia dos pais, a Antena 1 fez uma seleção de três lindas músicas que os artistas da programação fizeram pensando em seus pais.
1- “Father To Son” — Queen
A canção escrita pelo guitarrista Brian May aborda os temas de legado, sabedoria e enfatizando a importância de entender e preservar as lições e as lutas do passado. Ela faz parte do álbum “Queen II“, de 1974, e mostra a capacidade da banda de misturar rock com uma profundidade lírica emocional.
A letra conta sobre como o desejo do pai é que o filho contribua positivamente para o mundo, para “continuar construindo sobre o terreno que foi conquistado“. A música é um lembrete das responsabilidades que herdamos e do impacto de nossas ações nas gerações futuras. É um chamado para manter o progresso feito por aqueles que vieram antes de nós e para honrar seus sacrifícios vivendo com propósito e integridade.
2- “Daddy Lessons” (feat. Dixie Chicks) — Beyoncé
No seu álbum “Lemonade”, Beyoncé faz alusão ao relacionamento com seu pai, falando sobre a influência dele em sua vida. De acordo com a revista nova-iorquina The Fader, “Beyoncé também confronta os paralelos entre seu marido e seu pai, que também traiu sua mãe durante o casamento de 31 anos”.
De acordo com a crítica de Carl Wilson da revista Slate: “Certamente o melhor pastiche country já ouvido em um álbum de R&B contemporâneo, e poderia ser a música country do ano, ponto final. Ela lembra, em termos de tema e tom, as baladas clássicas de mamãe/papai de Nashville, como Dolly Parton ou Tom T. Hall, mas, é claro, de um ponto de vista totalmente distinto“.
3- “My Fathers Eyes” – Eric Clapton
Clapton escreveu esta canção se inspirando no fato de que ele nunca conheceu seu pai, que morreu de leucemia em 1985. Ao descrever como ele gostaria de ter conhecido ele, a música também se refere ao seu próprio filho Conor, que morreu em 1991, aos quatro anos de idade, após cair da janela de um apartamento. Na sua autobiografia ele diz que: “Na [música], tentei descrever o paralelo entre olhar nos olhos de meu filho e nos olhos do pai que nunca conheci, por meio da corrente de nosso sangue“.
Veja também:
DIA DOS PAIS: 16 ÁLBUNS PARA DAR DE PRESENTE
DIA DOS PAIS: PRODUTOS QUE TODO PAI FÃ DA ANTENA 1 IRÁ AMAR
Descontos especiais para distribuidores