Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. O torcedor do Vila Nova se apega a esse ditado popular para acreditar que o retorno à elite do Campeonato Brasileiro finalmente vai acontecer nesta temporada.
A última vez que o clube esteve entre os melhores do futebol brasileiro foi a 1985. Desde então, o Tigre “bateu na trave” de subir na Série B do Brasileirão em seis oportunidades.
*Conteúdo oferecido por Superbet
Dessa vez, o torcedor colorado espera que o desfecho seja diferente.
O Vila Nova virou o turno da Série B na oitava colocação, com 27 pontos, a três da Chapecoense, que abre o grupo de acesso.
Nesta quinta-feira (31), a equipe abre o returno em um confronto direto contra o vice-líder Coritiba, a partir das 21h35 (de Brasília), no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia, com transmissão ao vivo no Disney+.
Confira abaixo as vezes que o Vila Nova ficou próximo do acesso:
A fórmula da Série B do Brasileiro era diferente da atual. Na ocasião, o Vila Nova chegou até o Quadrangular Final, mas não conseguiu o acesso ao terminar na lanterna, com apenas um ponto em seis partidas.
América-MG e Ponte Preta subiram para a elite.
O Vila Nova chegou na última rodada do Quadrangular Final com chances de acesso, mas precisava vencer o Bahia, em Salvador, e torcer para o rival Goiás bater o Santa Cruz. Nada disso aconteceu.
O Tigre foi derrotado e terminou na lanterna, com seis pontos, a quatro do vice-líder Santa. Líder, o Verdão subiu com 11 pontos.
Aqui a Série B já era disputada em pontos corridos – a primeira edição neste sistema foi em 2006.
Mesmo contando com o artilheiro Túlio Maravilha, que terminou o campeonato com 24 gols, o Vila Nova não subiu: terminou em sexto lugar, com 58 pontos, a cinco do Grêmio Barueri. Avaí, Santo André e Corinthians foram os outros que subiram à elite.
Depois de virar o turno dentro do grupo de acesso, o Vila Nova oscilou no segundo turno e mais uma vez bateu na trave. Assim como em 2008, o Tigre somou 58 pontos e ficou a seis do Paraná.
O G-4 foi completado por América-MG, Internacional e Ceará.
O filme se repetiu no ano seguinte. Depois de terminar o 1º turno na 3ª colocação, o Vila Nova perdeu forças no returno e foi o sétimo colocado, com 57 pontos, a três do rival Goiás.
Fortaleza, CSA e Avaí também subiram à elite.
Nem mesmo a melhor campanha do Vila Nova na Série B do Brasileiro foi o bastante para fazer o torcedor colorado comemorar o acesso. E essa foi a vez mais dolorida. Afinal, o Tigre chegou na última rodada dentro do G-4: bastava vencer o lanterna e já rebaixado ABC, em Natal.
Mas o Vila Nova foi derrotado por 3 a 2 e viu seus concorrentes vencerem para terminar na oitava colocação, com 61 pontos, a três do Atlético-GO. Vitória, Juventude e Criciúma completaram o G-4.
Onde assistir a Vila Nova x Coritiba?
-
O jogo entre Vila Nova e Coritiba, nesta quinta-feira (31), às 21h35 (de Brasília), pela Série B do Brasileiro, será transmitido ao vivo no Disney+.