Pela primeira vez na região Centro-Sul do Paraná, a Assembleia Legislativa do Paraná realizou nesta quarta-feira (1º) mais uma edição da Assembleia Itinerante, projeto de interiorização da Casa de Leis. A 31ª edição, realizada durante o evento acadêmico Paraná Faz Ciência, reuniu políticos, lideranças locais e estudantes em grande público, reforçando a importância da aproximação dos deputados com a população.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), destacou a paz política vivida no Estado e como isso tem beneficiado a população e a economia. “Graças a Assembleia ser econômica, sustentável e transparente, vamos continuar podendo destinar recursos para investimentos em todos os municípios do Paraná. É importante estarmos aqui hoje para debatermos os avanços e, com esse debate, tentarmos antecipar investimentos para a região. Estamos aqui para ouvir e ser essa ligação entre a população e o governo estadual”, afirmou, frisando que no Paraná não faltam recursos para bons projetos devido à gestão de qualidade exercida por todos os poderes.
“Temos que aproveitar o trabalho bem feito no Paraná. No nosso estado as pautas estão deixando de ser sonhados e se transformando em realidade”, disse o deputado Artagão Junior (PSD).
A deputada Cristina Silvestri (PP) afirmou que, juntos, os deputados vão buscar os avanços que Guarapuava precisa, citando entre eles a urgência da duplicação de um trecho da BR-277. “É inaceitável que não sigamos o mais rápido possível para a duplicação da Serra da Esperança. A principal BR do nosso Estado não pode continuar dessa forma. Não podemos esperar mais”, disse.
O deputado Dr. Antenor (PT) destacou a importância da ciência e a escolha de homenagear seis cientistas durante o evento. “Estamos aqui no Paraná Faz Ciência para mostrar a importância da ciência, negada durante a pandemia. A ciência, a tecnologia e a inovação tiram o ser humano da sua limitação”, afirmou. O deputado Fabio Oliveira (Podemos) reforçou a relevância de ouvir a população e destacou a destinação de diversas emendas para Guarapuava e outros municípios da região, agradecendo à Unicentro pela parceria.
O líder do governo, deputado Hussein Bakri (PSD), lembrou que os parlamentares estão presentes para ouvir, receber críticas e se colocar à disposição da região em busca de investimentos. Já o deputado Ademar Traiano (PSD) reforçou a união dos poderes, que transformou o Paraná em um canteiro de obras, citando como exemplo a construção do Hospital São Vicente, referência no tratamento de câncer no Brasil.
A deputada e cantora Mara Lima (Republicanos) enalteceu os homenageados e ressaltou a importância de estar próxima da população, colocando-se à disposição da região, assim como os deputados Requião Filho (PDT) e Luis Corti (PSB). Durante o evento, também foi destacada a relevância do Paraná no cenário científico e tecnológico. “É o melhor momento da ciência e da tecnologia no Paraná. Não é à toa que temos o maior evento científico do Brasil, que é o Paraná Faz Ciência. Quando a Assembleia concedeu que pudéssemos sair de R$ 70 milhões de orçamento para R$ 600 milhões, fez toda a diferença para o nosso Estado”, disse um dos representantes, que presenteou os parlamentares com novos produtos à base de erva-mate, antiga força da economia paranaense.
O prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala, pediu apoio para atender as demandas da região e defendeu a união de esforços, sem bandeiras políticas, também em busca de investimentos do governo federal. Participaram ainda os deputados Alisson Wandscheer (SD), Gugu Bueno (PSD) e Luis Corti (PSB).
Homenagens
Na sessão solene realizada em Guarapuava, diversos cidadãos e instituições foram homenageados pelos deputados estaduais em reconhecimento às suas trajetórias profissionais, às contribuições sociais e ao desenvolvimento regional. Alexandre Curi homenageou Edenilson Kuliucz, sócio-administrador da Rio Bonito Embalagens, de Boa Ventura de São Roque; Emerson Diniz Dallavalle, sócio-administrador da Sementes Sojamil, de Goioxim; Guilherme Amaral de Abreu Gaia, sócio-administrador da Piquiri Indústria e Comércio de Papéis, de Santa Maria do Oeste; Frei Alexandro, do projeto Vidas por Vidas, em Guarapuava; o professor Fábio Hermandes, reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro); Marcelo Podolan Lacerda Vieira, CEO do Grupo Santa Maria; Maria Inês Guiné, presidente da Associação Comercial e Industrial de Guarapuava (ACIG); Edson Rodrigues Bastos, diretor-presidente da Cooperativa Agropecuária Mista de Guarapuava (Coamig); Cleon Cosme Costa; Emílio Altemiro Lazzaretti (Miro), ex-prefeito de Campina do Simão; Luis Fernando Ribas Carli, ex-prefeito de Guarapuava e ex-deputado estadual e federal; Ildemario Kulicz; Jerônimo Gardens do Rosário, ex-prefeito de Turvo; José Forekevicz (Juca), ex-prefeito de Boa Ventura de São Roque; Maicol Callegari Barbosa, ex-prefeito de Pitanga; Marcel Jayre Mendes dos Santos, ex-prefeito de Mato Rico; e Paulo Wolf, radialista da Rádio Poema de Pitanga.
O deputado Artagão Júnior homenageou Aldo Nelson Bona, ex-reitor da Unicentro e atual secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Joarez Campos Ribas, ex-vereador de Guarapuava; Ney Amilton Caldas Ferreira, que atuou como secretário da Casa Civil, presidente da Codapar, diretor da Sanepar e vice-prefeito de Guarapuava; Vilso Dubena, empresário e idealizador do bairro Cidade dos Lagos; o médico e professor David Livingstone Alves Figueiredo, pioneiro na criação do curso de Medicina da Unicentro e idealizador do Vale do Genoma; Carlos César Bueno Martins, alfaiate atuante em Guarapuava desde 1969; Celso Pinheiro, comunicador e apresentador do programa Operação Combate; Adriane Araujo Azevedo, vice-presidente da Coperaliança; Carlos Alberto Ferreira Gomes, diretor pedagógico da Faculdade de Guarapuava; e Severino Genuíno Dourado.
Luis Corti prestou homenagem a Victor Hugo Burko, ex-prefeito de Guarapuava; Sebastião Caldas de Campos, liderança regional; Marlene Revers, vice-prefeita de Quedas do Iguaçu; Edson Padro, ex-prefeito do município; e Neri Quatrin, conhecido como “Gaúcho”, ex-prefeito de Rio Bonito do Iguaçu. Cristina Silvestri homenageou a Associação Anjos Inocentes, presidida por Danieli Denardi; a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadevi), presidida por Evenize Andrade; a delegada Ana Hass, titular da Delegacia da Mulher de Guarapuava; e o Projeto Jovens em Ação (Projeção), representado por Hildegardt Victoria Reinhofer, presidente da Associação Beneficente das Senhoras de Entre Rios (Abser).
O deputado Dr. Antenor reconheceu professores da Unicentro, entre eles Afonso Figueiredo Filho, Edivaldo Lopes Thomaz, Juliana Sartori Bonini, Najeh Maissar Khalil, Rubiana Mara Mainardes e Silvio Roberto Stéfani. Fabio Oliveira homenageou a instituição Canaã, voltada ao acolhimento de crianças e adolescentes; Cledemár Antonio Mazzochin (in memoriam), ex-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava; a Coamig, cooperativa de apoio à produção leiteira; a Comunidade Vida, liderada pelo pastor Ailton e Cida; o Conselho de Pastores e Pastoras de Guarapuava; Edson Ono, representante do setor madeireiro e dirigente da Fiep; a Fazenda Capão Redondo, que completou 200 anos, representada por Rodolpho Luiz Werneck Botelho; a Igreja Presbiteriana de Guarapuava (Bima); a Santa Maria Papel e Celulose; e a Igreja Caminho Verdade e Vida (ICVV).
A deputada Flávia Francischini homenageou Claudete Rebelato, fundadora do Rancho Liberato; Cleverson Ricardo Repecki, maestro e fundador da Banda de Percussão Blue Angels; Márcia Vanessa Corrêa, enfermeira de Guamiranga; e Viviane Zenzeluk, mãe de autista e fundadora da Associação APAP de Prudentópolis. Mara Lima homenageou o tenente-coronel Jakson Aquiles Busnello, comandante do 16º Batalhão da Polícia Militar; o Colégio Betel, representado por Elienai Moraes de Quadros e Noemi Pinheiro Xavier; a Igreja Pentecostal Cristo para as Nações, representada pelo pastor Edson Antonio de Almeida; e o movimento Christian Fire Movement, liderado pelo pastor Bernardo Martins Neto.
Hussein Bakri destacou Anderson Jorge Magatão (Juca Bala), radialista e humorista; Cristina Esteche, fundadora da Rede Sul de Notícias (RSN); o Portal RSN; o coronel Joas Marcos Carneiro Lins, ex-comandante do 4º Comando Regional da PMPR e do 16º BPM; Maria da Glória Tomen, secretária de Promoção Social de Santa Maria do Oeste; e Vitor Hugo Ribeiro Burko, ex-prefeito de Guarapuava.
O deputado Nelson Justus homenageou Pedro Matias da Silva, assessor parlamentar do deputado federal Luiz Nishimori; Josnei Gonçalves, vereador de Boa Vista de São Roque; e Rodinei Marcos Matiazzo, também vereador do município. Alexandre Amaro prestou homenagem à Academia Ciborg Team Feu BJJ, representada por Jenifer de Ramos; à Arte Brasil, representada por Jeferson Armstrong; ao escritório Arêdes Advogados, representado pelos doutores Aureliano, Wesley Arêdes e Tatiane Ardes; à Igreja Universal do Reino de Deus, sede Guarapuava, representada por Jackson Mello; e à JV Vidraçaria, representada por Doralice Tussolini.
Em conjunto, alguns parlamentares também dividiram indicações. Alexandre Curi e Cristina Silvestri reconheceram a APAE de Guarapuava, presidida por Márcia Cristina Faria Nagase. Alexandre Curi e Artagão Júnior homenagearam Adam Stemmer, diretor-presidente da Cooperativa Agrária Agroindustrial. Já Alexandre Curi e Luis Corti destacaram o empresário Odacir Antonelli, fundador do Grupo Repinho e do Câncer Center.
Com informações: Assembleia Legislativa do Paraná.