A presidência da Assembleia Legislativa do Paraná e deputados da Casa fizeram balanço das eleições, nesta segunda-feira (07), além de comentar a volta das sessões plenárias. As sessões haviam sido suspensas no início de setembro para troca de toda a iluminação no Plenário.
Para o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), as eleições foram tranquilas e representam um momento importante para o país.
Ele também lembrou que alguns deputados foram candidatos em municípios do estado. Dentre eles, deputada Mabel Canto (PSDB) deve disputar segundo turno em Ponta Grossa e Thiago Amaral (PSD) em Londrina. O deputado João Douglas Fabricio (Cidadania) foi eleito prefeito em Campo Mourão. Outros deputados também disputaram cargos em prefeituras e Câmara de Vereadores, mas não foram eleitos.
O deputado que compõe a liderança na Casa, Luiz Claudio Romanelli (PSD), também fez um balanço eleitoral no estado. Ele destacou algumas preferências do eleitor e disse que os resultados mostram insatisfação com alguns tipos de gestão.
A liderança da oposição não comentou sobre os desempenhos nas urnas, mas o deputado Goura (PDT) – que faz parte desta bancada – disse que as eleições tiveram votos de indignação e que penderam para o extremismo.
Agora, a expectativa de alguns deputados da assembleia é para um balanço eleitoral mais completo após o segundo turno das eleições.
Para a agenda de terça-feira (08), a Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA) fará a prestação de contas referente ao 2º quadrimestre de 2024 do Governo do Estado.
Durante a audiência pública serão detalhadas as receitas, despesas, resultados, dívidas e limites sobre a contabilidade do Estado.