Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Assembleia Legislativa promoverá audiência pública para debater a crise do leite no Paraná

A Assembleia Legislativa do Paraná promove na próxima terça-feira (21), às 9h, a audiência pública “Crise no Preço do Leite”, que vai discutir mecanismos para valorizar os produtores de leite e a agricultura familiar, além de enfrentar a concorrência injusta no mercado internacional.

O debate reunirá parlamentares, representantes do governo, entidades de classe e produtores de todo o estado.

A principal dificuldade enfrentada pelo setor é a queda do valor pago aos produtores. Isso ocorre, principalmente, devido à concorrência com o leite em pó importado do Mercosul, que é reidratado em território nacional e chega ao mercado com preços menores que o leite in natura produzido no Paraná.

Entre as principais bandeiras defendidas pelo deputado Luis Corti (PSB) está a proibição da reidratação de leite em pó importado para comercialização como leite fluido. A proposta segue agora para análise da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda.

Risco ao pequeno produtor

Para a deputada Luciana Rafagnin, líder do Bloco da Agricultura Familiar, a crise no setor é ainda mais sentida nas pequenas propriedades, especialmente naquelas em que o leite é o principal produto.

“Durante muitos anos, o leite era uma renda extra para as famílias produtoras. Hoje, em muitas propriedades, virou a principal fonte de renda. Mas os produtores estão trabalhando no vermelho. O custo de produção é alto e o preço pago pelo litro de leite, cada vez menor. Além disso, o produtor só sabe quanto vai receber 30 dias depois da entrega” explica.

Ela defende que o governo amplie a compra de leite diretamente dos produtores, para abastecer creches, escolas e hospitais, garantindo assim uma renda mínima às famílias que vivem da produção leiteira.

Os prejuízos causados pela crise também são destacados pelo deputado Wilmar Reichembach, coordenador da Frente Parlamentar de Apoio à Cadeia Produtiva do Leite no Paraná. Ele pede união de esforços para encontrar uma solução definitiva para o problema, que afeta os produtores paranaenses há mais de 20 anos, desde a forte crise do setor em 2003.

Debate e busca por soluções

A crise já havia sido debatida na Assembleia em uma reunião entre deputados, produtores e representantes de prefeituras e câmaras de vereadores de diversos municípios que têm a cadeia leiteira como base da economia. A audiência pública da próxima terça-feira foi convocada para aprofundar o debate e buscar soluções para os problemas apontados nesse encontro.

Compartilhe:

Veja também: