Em entrevista exclusiva à ESPN, o meia Bruno Fernandes, do Manchester United, deu uma verdadeira “aula” de futebol brasileiro.
O astro da seleção portuguesa é apaixonado pelo Campeonato Brasileiro e, mesmo com as dificuldades do fuso horário, se esforça para acompanhar os principais jogos da Série A.
Bruno também contou que acompanhou com atenção os jogos dos brasileiros no último Mundial de Clubes, em que as equipes nacionais realizaram boas campanhas.
Ao mesmo tempo em que segue de perto o Palmeiras do compatriota Abel Ferreira, Bruno também fez muitos elogios ao Fluminense, time brasileiro que fez a melhor campanha no torneio da Fifa.
“Eu acho que o Fluminense é uma das equipes que, daquilo que vi no Mundial, taticamente tem melhorado bastante. Tem uma equipe muito completa, muito bem preparada. Obviamente, depois eu vou acompanhando também o Palmeiras, mesmo sabendo que não estão no melhor momento. Tem sempre um treinador que foi capaz de fazer grandes coisas nos últimos anos com eles, ganhar a Libertadores, ganhar campeonatos, ganhar copas”, disse o luso.
Fernandes também exaltou o trabalho de Filipe Luís no Flamengo, argumentando que o Rubro-Negro melhorou após o ex-lateral-esquerdo assumir o comando técnico.
Na resposta, Bruno ainda deixou sua paixão pelo Brasileirão ainda mais transparente, revelando que acompanhou ao vivo a recente vitória do Santos de Neymar sobre o Cruzeiro, que mexeu com a ponta da tabela.
“Acho que o futebol brasileiro tem crescido bastante. Não pelos treinadores portugueses, mas também… Porque muitas equipes têm treinadores brasileiros, como o Filipe Luís, que acabou agora este primeiro turno (do Brasileiro) na liderança, porque o Cruzeiro perdeu para o Santos, certo? Estava vendo esse jogo…”, relatou.
“Obviamente eu acho que (Filipe Luís) é um treinador que esteve na Europa como jogador, teve um treinador como o (Diego) Simeone e depois volta ao Brasil para ser treinado pelo Jorge Jesus. Não sei o quanto ele faz daquilo que aprendeu com eles ou não, mas é um treinador, pelo que eu vejo, pela maneira que fala, pela maneira que trata os atletas, pelo trato que tem, de alguém que esteve dentro do futebol, percebe e entende os momentos. E eu acho que isso é muito importante. E eu acho que o Flamengo cresce e está melhor também por isso”, explicou.
Por fim, a estrela do Manchester United também elogiou bastante o nível geral dos clubes brasileiros e apontou que, hoje, os atletas do país já chegam praticamente prontos para atuar na Europa, devido à evolução tática nos últimos anos na Série A.
“Nós sabemos que as equipes brasileiras são muito difíceis de jogar contra. Primeiro, pelo aspecto técnico. São equipes com muitos jogadores de um contra um, com muito jogadores preparados para essas situações de desequilíbrio, que conseguem desequilibrar muito o jogo. Hoje em dia, cada vez mais vemos as equipes brasileiras mais bem preparadas taticamente. Também é um aspecto do jogo que eu acho que o Brasil tem melhorado bastante e, por isso, os jogadores que tem vindo do Brasil tem mais tendência agora a ficar do que propriamente vir, não darem certo e voltar”, apontou.
“Claro, acontece, como acontece com jogadores portugueses, ingleses, italianos ou o que for… Mas o jogador brasileiro normalmente chegava e todos diziam que não estava preparado taticamente. Eu acho que, hoje em dia, o jogador brasileiro chega à Europa muito mais preparado”, finalizou.
Onde assistir a Manchester United x Arsenal?
Manchester United x Arsenal, neste domingo (17), às 12h30 (de Brasília), pela Premier League, terá transmissão pelo Disney+.