Três gols em quatro jogos no Mundial de Clubes e herói do Real Madrid contra a Juventus na classificação às quartas de final: assim se resume a participação do atacante Gonzalo García na equipe de Xabi Alonso na competição, mas não é só o talento dele que surpreende. O jovem, que passou à frente do brasileiro Endrick na ‘hierarquia’ do time, tem um passado com o rugby e é parente de uma atriz lendária de Hollywood.
O atleta é sobrinho-neto de ninguém menos que Rita Hayworth (nome artístico de Margarita Carmen Cansino), estrela do cinema internacional e que atuou em sucessos como ‘Sangue e Areia’, ‘Bonita Como Nunca’ e ‘A Dama de Xangai’. E não para por aí: seu avô, primo da atriz, era um conhecido toureiro, e seus tios tiveram carreira consagrada no esporte de bola oval.
Quando criança, Gonzalo García jogou rugby e ficou ‘dividido’ entre praticar essa modalidade ou ir para o futebol. A influência vinha de Javier, David, “Coco” e Alejandro Torres Morotes, irmãos de sua mãe, que foram figuras proeminentes no esporte na Espanha, como relatado pelo veículo local, Infobae.
Para sorte do Real Madrid, o atacante escolheu o futebol e brilha hoje em dia com a camisa merengue. Esses não são os únicos esportes presentes em sua vida, porém. Seu avô, Manuel Torres Cansino, primo de Rita Hayworth, foi um toureiro de nome – algo que, de acordo com o jornal El Mundo, o fez criar certo interesse pela área.
A carreira dele, no fim, não foi nem no cinema, nem no rugby, nem nas touradas, mas no futebol de fato. Nascido em 2004, ele chegou ao sub-17 do Real Madrid na temporada de 2020/21, subiu ao sub-19 em 2021/22 e passou a ser titular frequente do Real Madrid Castilla em 2023/24.
Gonzalo García deu seus primeiros passos rumo ao time principal em 2024/25, quando marcou 24 gols em 36 jogos pela equipe ‘B’ do clube e foi o artilheiro da Primera Federación, a terceira divisão da Espanha. Para se ter uma ideia da carreira ‘meteórica’, o torneio terminou em maio e em junho ele já estava entre os convocados ao Mundial de Clubes.
O atacante acabou sendo beneficiado pela lesão de Endrick em partida contra o Sevilla pela LALIGA, que tirou suas chances de atuar pela competição da Fifa. Ele foi inscrito e viajou para ficar com o elenco, mas perdeu a vaga para Gonzalo García, ainda mais vendo a performance do ‘concorrente’ pela vaga.
Gonzalo García também tem a ‘vantagem’ da idade: 21 anos contra 18 do brasileiro. Endrick marcou 7 gols em 37 jogos pelo Real Madrid desde que chegou ao clube no meio de 2024, mas foi titular em somente oito ocasiões. O espanhol, por sua vez, fez parte dos 11 iniciais em todos os compromissos no Mundial de Clubes e tem um total de quatro gols em oito partidas.