As condições para chuva voltam a aumentar no estado de São Paulo nesta quinta, 13 de fevereiro e também na sexta-feira, depois de um dia com sol forte e calor.
Hoje, o calor que está armazenado sobre o estado e a aproximação de uma frente fria, que avança devagar pela costa da Região Sul, vão facilitar a formação de nuvens carregadas sobre todo o estado. As pancadas de chuva com raios poderão ser fortes à tarde e à noite, incluindo a Grande São Paulo.
Apesar da previsão de chuva forte, antes de chover, todas as regiões paulistas terão várias horas com sol forte e a sensação de calor será sentida o dia todo. As temperaturas seguem elevadas e devem variar de 30°C a 36°C, no interior e litoral, alcançando até 33°C na Grande São Paulo e 26°C na Mantiqueira
Ontem (12), a chuva atingiu principalmente o norte do estado, onde choveu quase 54 mm em Cafelândia e cerca de 41 mm em São José do Rio Preto, pela medição do Centro de Alertas e Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden).
Já no fim da noite da quarta e começo da madrugada desta quinta-feira, o mesmo órgão registrou chuva forte na região de Cajati, cerca de 32 mm em 1 hora, e quase 31 mm em Amparo.
Na Grande São Paulo, algumas pancadas fortes ocorreram na região do Grande ABC e na zona sul capital, mas que não se prolongaram por muito tempo e nem se expandiram para outras regiões.
O risco de chuva forte no estado de São Paulo persiste na sexta-feira quando, além do calor, a frente fria que vem do Sul estará passando em em alto-mar, na costa paulista.
A passagem desta frente fria vai causar uma ligeira mudança na circulação dos ventos em níveis médios da atmosfera e isso vai facilitar o crescimento de nuvens carregadas sobre o estado de São Paulo na quinta e na sexta-feira, 14 de fevereiro. Por isso, as condições para chuva aumentam e há risco de temporal também na Grande São Paulo.
Calor continua
O ar fresco desta frente fria não vai conseguir efetivamente entrar pelo interior paulista. O predomínio é do ar quente nos próximos dias. A temperatura pode ter uma ligeira queda, em alguns locais, porque teremos mais nuvens e a volta das pancadas de chuva, mas a sensação de calor será grande. O ar deve ficar mais abafado.
Fim de semana
No fim de semana, a chance de chuva volta a diminuir e o calor vai aumentar novamente. As praias terão sol e calor. A cidade de São Paulo pode ter novo recorde de calor para 2025 no domingo e na segunda, com temperatura em torno dos 34°C.