Em uma partida com polêmica envolvendo a arbitragem, o Athletico-PR viu a crise aumentar ao ficar no empate com a Ferroviária, por 1 a 1, na Arena da Baixada. O duelo desta terça-feira (22), válido pela 18ª rodada da Série B do Brasileirão, teve transmissão ao vivo do Disney+.
O Furacão saiu na frente com Steven Mendoza e levou o empate na reta final do 2º tempo em pênalti que revoltou jogadores, comissão técnica e torcedores rubro-negros.
Com o tropeço, o Athletico-PR perdeu a chance de encostar no G-4 e está em nono lugar, com 24 pontos. Já a Ferroviária evitou a quinta derrota seguida e, com 19 pontos, deixa provisoriamente a zona de rebaixamento, subindo para a 16ª colocação.
Como foi
Logo aos dois minutos, o torcedor rubro-negro levou um susto. Ronaldo foi lançado nas costas da zaga e bateu na saída de Santos, mas o assistente assinalou impedimento – confirmado pelo VAR – e anulou o gol da Ferroviária. Na sequência, Thayllon parou no goleiro do Athletico-PR.
Aos poucos o Furacão foi encontrando espaços na defesa grená. Zapelli exigiu boa defesa de Dênis Júnior e Alan Kardec cabeceou rente a trave. Na melhor oportunidade rubro-negra do primeiro tempo, Kardec recebeu de Kauã Moraes, girou em cima de Medina e bateu para mais uma defesa do goleiro.
A pressão do Athletico-PR se intensificou na reta final do primeiro tempo. Alan Kardec escapou da marcação e chutou na rede pelo lado de fora. O gol não saiu e os jogadores rubro-negros desceram para o intervalo sob protestos dos torcedores.
O panorama não mudou depois do intervalo. A diferença é que o Athletico-PR foi efetivo. Aos 17 minutos, Mendoza recebeu grande passe de Zapelli e finalizou no canto de Dênis Júnior. A Ferroviária se lançou para o ataque e conseguiu o empate de forma polêmica.
Thiago Lopes cruzou e a bola acertou o rosto de Dudu, mas o árbitro foi chamado pelo VAR para ver toque na mão do jogador rubro-negro e acertou pênalti para a Ferroviária, causando indignação no time do Athletico-PR. Juninho cobrou forte e deixou tudo igual aos 36 minutos.
A partida ficou aberta nos minutos finais e os dois times tiveram chances. Zapelli chutou rasteiro rente a trave e Ronaldo desviou por cima do gol. Após o apito final, o árbitro foi cercado pelos jogadores do Athletico-PR.
Classificação da Série B:
-
Athletico-PR: 9º colocado, com 24 pontos
-
Ferroviária: 16º colocado, com 19 pontos