fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ativistas vandalizam Embaixada dos EUA no Reino Unido, após vitória de Trump

Nesta quarta-feira, 6, a polícia deteve dois ativistas do movimento Just Stop Oil (Apenas Pare com o Petróleo, em tradução livre), em Londres, no Reino Unido. A prisão ocorreu porque eles vandalizaram a Embaixada dos Estados Unidos com tinta spray laranja, depois da vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais norte-americanas.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

O grupo filmou os indivíduos, identificados como Joseph Aggarwal, de 25 anos, e Jimmy, de 72 anos, durante a ação. Em sua página oficial, compartilhou as imagens tanto do momento do vandalismo quanto da detenção. Confira-as abaixo.

O movimento Just Stop Oil

Manifestantes do grupo Just Stop Oil em Londres | Foto: Shutterstock

Os ativistas se preocupam com a volta de Trump ao poder nos Estados Unidos. No Twitter/X, o grupo afirmou que “a vitória de Trump coloca a vida de pessoas comuns em risco”.

“Esta manhã, o mundo acorda e descobre que caiu ainda mais no fascismo, assim como no colapso climático”, escreveu. “O único vencedor real da eleição de hoje é o poder corporativo que controla os principais partidos nos EUA e no Reino Unido. Eles continuam a garantir que os interesses da indústria de combustíveis fósseis continuem a ser priorizados em detrimento do bem-estar das pessoas comuns.”

Leia também: “A queda de um império”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 241 da Revista Oeste

O Just Stop Oil é conhecido por protestos de alto impacto no Reino Unido, como interrupções em eventos e vandalização de obras de arte.

Eleição de Trump: vitória em Estados-pêndulo

Donald TrumpDonald Trump
Donald Trump discursa nos Estados Unidos, depois da vitória | Foto: Reprodução/X

No sistema eleitoral norte-americano, alguns Estados têm papel desproporcional na decisão das eleições. Eles recebem o nome de Estados-pêndulo e são um pequeno grupo que oscila entre candidatos democratas e republicanos, a depender da eleição.

Neste ano, os Estados-pêndulo foram Arizona, Carolina do Norte, Geórgia, Michigan, Nevada, Pensilvânia e Wisconsin. Donald Trump venceu em todos.

Leia mais: “Gringos já trabalham com o dólar a R$ 6,50”, reportagem de Carlo Cauti publicada na Edição 241 da Revista Oeste

Uma das características principais de um Estado-pêndulo é sua inclinação política imprevisível. O Estado da Flórida, por exemplo, foi um Estado-pêndulo dos anos 1990 até 2020. No entanto, no atual cenário eleitoral, recebe projeção de maioria republicana.


Compartilhe:

Veja também: