Kauê Eduardo conquistou um título inédito e torna-se vencedor da categoria Absoluto do ‘Hora de Vadiar’
Publicado: 19/11/2024, 02:00
O jovem ponta-grossense chegou à conquista inédita após derrotar mais de 18 competidores na Terra da Garoa –
O atleta Kauê Eduardo, de 15 anos, conquistou um título inédito para o esporte de Ponta Grossa. Ele venceu no último final de semana o Campeonato Nacional de Capoeira ‘Hora de Vadiar’ realizado em São Paulo (SP). O jovem ponta-grossense chegou à conquista inédita após derrotar mais de 18 competidores na Terra da Garoa.
“A minha categoria nos mundiais é de 13 a 15 anos, mas desta vez aceitei o desafio de competir em uma categoria a partir de 15 anos até uma corda antes de graduado, então com isso, tinha pessoas com mais de 25 anos de idade na minha chave contando com o total de 19 atletas competentes e alto nível. Mas após passar por vários jogos com atletas diferentes fiz o total de 45 pontos assim sendo declarado o campeão dessa categoria lembrando que eu já era o campeão da hora de vadiar 2022 da categoria juvenil este ano aceitei um desafio maior e mais uma vez sai vitorioso”, afirma o atleta Kauê.
Kauê pratica capoeira desde os cinco anos de idade. Ele participa do Projeto Social Lourdes Caldeira Capoeirando Para Vida que atende crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Os treinamentos acontecem na Associação de Moradores do Parque Tarobá. A iniciativa é mantida por Caio Kalil, o professor Faísca.
“Lá a gente busca ajudar as crianças em situação de vulnerabilidade social. Desta forma, buscando novos talentos como o Kauê. Hoje, a minha maior dificuldade é com o financeiro, pois, temos várias competições anuais. Eu consigo levar somente o Kauê. Mas tenho mais atletas que poderiam competir com grandes chances de pegarem colocações. Para o ano de 2025 temos logo no início do ano o campeonato mundial aberto do Grupo Muzenza e nosso foco é nos consagrar bicampeões mundiais. Assim, durante o calendário anual, voltar ao maior palco da Capoeira mundial O volta do Mundo Bambas (VMB) para mais uma luta. Somos feitos do tamanho dos nossos sonhos”, destaca o pai e treinador Caio Kalil, o professor Faísca.
O jovem está em Ponta Grossa e segue focado nos treinos. Ele se prepara para disputar o Campeonato Mundial de Capoeira. Nesta edição, que será realizada em janeiro de 2025 na cidade de Curitiba, o Grupo Muzenza irá premiar o primeiro colocado em R$ 10 mil. Além disso, haverá o 3° World Fight de Capoeira, com diversas lutas casadas.
CONQUISTAS – Em 2024, Kauê Eduardo foi campeão do desafio internacional juvenil do ‘Volta do Mundo Bambas’ após derrotar o canadense Besouro Capoeira. O jovem é tricampeão da Copa Muzenza. Ele também conquistou em 2023 o Campeonato Mundial de Capoeira Muzenza e a Copa Oeste de Capoeira realizada em Foz do Iguaçu. O atleta é integrante do programa Prata da Casa, da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG).
Com informações da assessoria de imprensa.