Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Atlético-MG perde para o Lanús nos pênaltis e fica com o vice da Sul-Americana

O Atlético-MG é vice-campeão da CONMEBOL Sul-Americana de 2025. Neste sábado (25), o Galo não teve boa atuação e perdeu a final para o Lanús nos pênaltis após empate por 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai, com transmissão do Disney+.

Esse foi o segundo título da Sul-Americana conquistado pelo time argentino e novamente sobre um adversário brasileiro. Em 2013, o cube ganhou da Ponte Preta na decisão.

Agora, o Lanús se junta a LDU-EQU, Boca Juniors-ARG, Independiente-ARG, Athletico-PR e Independiente del Valle-EQU no grupo dos maiores campeões da Sul-Americana, que passou a ser disputada em 2002. Este é o oitavo título da história da agremiação, fundada em 1915.

Sem gols no 1º tempo

O jogo começou morno em Assunção, com os dois times se estudando bastante. Aos poucos, o Atlético-MG controlou a posse da bola e apostou principalmente nas jogadas pelo lado esquerdo, com a dobradinha entre Dudu e Guilherme Arana.

A primeira chance de perigo veio no chute de Alan Franco por cima do travaessão. O Guilherme Arana chegou a exigir grande defesa de Losada, mas o auxiliar marcou impedimento de Dudu na origem do lance. A torcida atleticana quase gritou gol aos 27 minutos, quando a falta de Bernard parou na trave.

Depois de se defender durante todo o primeiro tempo, o Lanús assustou Everson nos acréscimos. Carrera dominou e arriscou de fora da área. A bola passou com perigo rente a trave.

Nada mudou

O panorama não mudou depois do intervalo. O Atlético-MG tinha a posse de bola, mas não conseguia furar o bloqueio do Lanús. O jeito foi arriscar de fora da área. Aos 21 minutos, Junior Alonso recebeu de Hulk e soltou a bomba por cima do travessão.

Na sequência, Hulk teve boa oportunidade na cobrança de falta, mas tirou muito da barreira e a bola saiu pela linha de fundo, sem assustar Losada. Para dar um gás novo ao time, o técnico Jorge Sampaoli colocou Gustavo Scarpa no lugar de Bernard. Depois, o Galo precisou fazer duas substituições por questões físicas: Alan Franco e Guilherme Arana saíram para as entradas de Alexsander e Caio paulista, respectivamente.

As mudanças, porém, não surtiram efeito e o Atlético-MG não conseguiu oferecer mais perigo a Everson. Como o Lanús também quase não criou, a partida foi para a prorrogação.

A prorrogação

O primeiro lance de perigo da prorrogação foi do Atlético-MG. Aos sete, Caio Paulista invadiu a área e bateu torto na rede pelo lado de fora. Na sequência, Gustavo Scarpa cruzou e Biel, livre de marcação dentro da área, cabeceou fraco, nas mãos de Losada.

Na melhor oportunidade do jogo, aos 11 minutos do 1º tempo da prorrogação, Igor Gomes desarmou no meio-campo e lançou para Hulk, que deixou Biel na cara do gol. O camisa 77, porém, finalizou em cima do goleiro.

No segundo tempo, o Lanús equilibrou as ações e chegou com mais perigo na área do Galo. Mas faltou acertar o último passe. Assim, a decisão foi para os pênaltis.

Os pênaltis

A disputa começou com os goleiros brilhando. Walter Bou mandou nas mãos de Everson e Hulk parou em Losada. Depois, Izquierdoz abriu o placar para o Lanús e Gustavo Scarpa deixou tudo igual para o Atlético-MG. Marcich cobrou forte, Everson acertou o lado, mas não fez a defesa. Igor Gomes converteu na sequência, fazendo 2 a 2.

Aquino colocou o Lanús na frente e Biel, que perdeu duas grandes chances na prorrogação, cobrou nas mãos de Losada. Ídolo do clube argentino, Lautaro Costa teve a chance de garantir o título, mas encheu o pé no meio, por cima do travessão. Everson chutou forte e deixou tudo igual, levando a decisão para as alternadas.

Agustín Cardozo e Alexsander converteram. Everson quase defendeu a cobrança de Watson, que fez 5 a 4 para o Lanús. Vitor Hugo cobrou fraco, nas mãos de Losada, que deu o título ao clube argentino.

Próximos jogos do Atlético-MG:

Compartilhe:

Veja também: