Manifestantes se reuniram, neste domingo, 20, na Praça da Liberdade em Belo Horizonte (MG) para criticar decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e apoiar o ex-presidente Jair Bolsonaro. O ato contou com faixas, cartazes e discursos contra o ministro Alexandre de Moraes.
Cristiano Reis, líder do grupo Direita BH, disse que o objetivo era alertar sobre o que considera abusos do STF.
“Não dá para aceitar ministros dizendo que ‘venceram o bolsonarismo’ ou que ‘missão dada é missão cumprida’”, afirmou, ao portal O Tempo. “O STF está legislando mais do que o Congresso.”
🔥🔺🇧🇷ATENÇÃO! Milhares ocupam a Praça da Liberdade em Belo Horizonte com um só grito: FORA MORAES.
O povo mostrou que não vai se curvar à censura nem aos abusos de poder. A mensagem foi clara: não há democracia sem liberdade. Quem cala diante da tirania, consente. O Brasil… pic.twitter.com/ubN3beqOue
— Marco Antônio Costa (@realmacosta) July 20, 2025
Entre os presentes estavam o pré-candidato ao Senado Marco Antônio Costa (PL-MG) e a coronel Cláudia Romualdo (PL), pré-candidata a deputada federal. Ambos criticaram a atuação do STF e defenderam Bolsonaro.
O ato exibiu um boneco inflável de Bolsonaro com a faixa presidencial e um batom gigante com os dizeres “Liberdade já!”, em referência à anistia aos presos do 8 de Janeiro. Motoristas buzinavam em apoio enquanto manifestantes gritavam frases como “Fora Lula!”, “Anistia já!” e “Fora Moraes!”.
Manifestantes fazem Caminhada pela Liberdade em Brasília
De verde a amarelo, uma multidão fez uma passeata em Brasília, na manhã de hoje, nomeada de Caminhada pela Liberdade, dois dias depois de a Polícia Federal (PF) realizar uma operação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
O ato começou às 9 horas, no Eixão Sul da capital federal, em frente à sede do Banco Central.
“Este é o primeiro de muitos eventos que vão acontecer em breve”, disse a senadora Damares Alves (Republicanos-DF). “Deixem a camisa sempre arrumada e a bandeira na janela e na porta. Nós voltamos às ruas.”
Pré-candidato do Novo ao Senado, o desembargador aposentado Sebastião Coelho também prestigiou a manifestação. Coelho defendeu “a libertação dos brasileiros contra a tirania”.
Próximas manifestações de apoio a Bolsonaro
Na segunda-feira 21, lideranças do Partido Liberal (PL) vão discutir a convocação de novos protestos ao redor do Brasil. A decisão se deu em virtude da ação da PF contra Bolsonaro.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou que agentes vasculhassem a casa do ex-presidente e também a sede do PL.
Além disso, Moraes fixou uma série de medidas cautelares a Bolsonaro, entre elas, o uso de tornozeleira eletrônica.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste