Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Audiência na Alep vai discutir impactos do ‘tarifaço’ nos Campos Gerais

Em Telêmaco Borba, o presidente da Assembleia ouviu relatos de executivos que precisaram reduzir ou suspender a produção de indústrias e, em muitos casos, realizar demissões em razão do cancelamento de pedidos norte-americanos

Beto Richa, Alexandre Curi e Rita Araújo estiveram reunidos

Beto Richa, Alexandre Curi e Rita Araújo estiveram reunidos –

O deputado estadual Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), esteve em Telêmaco Borba, em 18 de setembro, para um encontro com empresários da madeira e propôs a realização de uma audiência pública para debater a situação do setor, fortemente impactado pela tarifa de 50% imposta pelo governo dos Estados Unidos aos produtos brasileiros.

Durante a reunião, Curi ouviu relatos de executivos que precisaram reduzir ou suspender a produção de indústrias e, em muitos casos, realizar demissões em razão do cancelamento de pedidos norte-americanos. “É uma situação bastante complexa, que precisa ser debatida com profundidade. Tudo aquilo que estiver ao alcance da Assembleia será feito com a máxima urgência para amparar o setor e preservar empregos”, afirmou.

Segundo o parlamentar, a audiência deve reunir deputados estaduais e federais, representantes do Governo do Estado, do Porto de Paranaguá e empresários do setor. “Somos do diálogo e queremos ouvir a indústria, especialmente a madeireira, que neste momento é a mais afetada pelas tarifas americanas. Faremos o que for possível para fortalecer o setor madeireiro do Paraná”, destacou. O deputado federal Beto Richa (PSDB) e a prefeita de Telêmaco Borba, Rita de Paula Araújo (PSD), também participaram do encontro.

O encontro em Telêmaco Borba também reuniu o deputado federal e ex-governador, Beto Richa (PSDB), vereadores, servidores municipais e dezenas de empresários de diversos setores do município, principalmente do setor madeireiro, que foram afetados pelo “tarifaço” de 50% do governo dos Estados Unidos.

O debate foi um desdobramento da viagem dos prefeitos dos Campos Gerais à Brasília, na semana anterior, para uma reunião com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

A prefeita, como anfitriã, destacou a importância do assunto para a cidade, lamentou os empregos perdidos e também os prejuízos que o setor enfrenta devido às altas nas tarifas para exportação aos norte-americanos. “Nós não medimos esforços e estamos buscando a nossa forma de contribuir para amenizar os prejuízos e desemprego nas indústrias da região”, explicou, Rita.

EMPRESÁRIOS – Em seguida os empresários se manifestaram e pediram uma maior agilidade do Porto de Paranaguá, para que realize as exportações dos seus produtos de forma mais célere, afim de economizar com armazenamento das mercadorias. Também foram citados que os bancos agilizem a questão de empréstimos e liberação das contas gráficas, para que os empresários possam movimentar o dinheiro, entre outras solicitações.

Alexandre Curi se prontificou a defender as demandas dos empresários no quê diz respeito às questões estaduais. Beto Richa também afirmou que falará com os responsáveis dos serviços federais.

Com informações: Alep e assessoria de imprensa.


Compartilhe:

Veja também: