O Corinthians largou na frente nas oitavas de final da Copa do Brasil ao vencer o Palmeiras por 1 a 0, em confronto realizado na noite da última quarta-feira (30), na Neo Química Arena. O placar poderia ter sido diferente se, no primeiro tempo, Weverton não tivesse defendido uma penalidade cobrada por Yuri Alberto.
O lance que originou o pênalti aconteceu ainda no primeiro tempo entre Memphis Depay e Gustavo Gómez. Porém, a infração só foi marcada por Wilton Pereira Sampaio (GO) após revisão no VAR, comandado por Braulio da Silva Machado (SC).
A CBF divulgou o áudio da conversa. Na cabine, Braulio chama a intervenção de Gómez de “ação de bloqueio”. No entanto, um dos auxiliares do VAR fala em “trava na chuteira” do zagueiro paraguaio na perna de Memphis, que cai com o meião rasgado e um corte na região da canela.
Wilton, então, é chamado ao VAR por Bráulio para rever o lance e, na volta, assinala a penalidade a favor do Corinthians.
Veja abaixo como foi o diálogo na íntegra para marcação do pênalti ao Corinthians:
VAR: “No momento do chute tem uma ação de bloqueio. Situação para mim é essa: atacante chuta a bola, defensor tem ação de bloqueio”.
AVAR: “…[Gustavo Gomez] atrapalha”.
VAR: “Alguma consideração diferente?”
AVAR: “Ele evita o atacante de chutar com a trava da chuteira na canela”.
AVAR: “Recomendo revisão…”
VAR: “Vou te recomendar a revisão para possível pênalti. O jogador defensor, em uma ação de bloqueio, atinge com a sola antes de o jogador atacante chutar a bola”.
ÁRBITRO: “OK, Bráulio. Cheguei”.
VAR: “A gente vai te mostrar o ponto de contato da sola do defensor na canela do atacante no momento em que ele vai realizar o chute”.
ÁRBITRO: “Exatamente. O Memphis chuta, correto? E ele [Gustavo Gomez] mete a trava na canela dele, OK? Para mim é temerário, viu?
VAR: “Perfeito”.
ÁRBITRO: “Vou voltar com tiro penal e cartão amarelo para o defensor, OK?”
VAR: “Temos outros ângulos se quiser ver em velocidade normal também”.
ÁRBITRO: “OK, Bráulio. Está claro para mim, tá? Obrigado. Pênalti e cartão amarelo”.
Os dois times voltam a se enfrentam na próxima quarta-feira (6), no Allianz Parque, às 21h30 (de Brasília), para decidir quem irá às quartas de final da Copa do Brasil.
O Corinthians precisa apenas de um empate, enquanto o Palmeiras precisa vencer por dois ou mais gols de diferença. Uma vitória do Alviverde por um gol de diferença, independentemente do placar, levará a decisão para os pênaltis.